Protesto

Pais protestam por reforma urgente de colégio militar em Araguaína: 'alunos pedem socorro'

Protesto ocorreu após reunião com a direção da escola não agradar os pais.

Por Conteúdo AF Notícias 1.632
Comentários (0)

24/06/2022 08h28 - Atualizado há 1 ano
Faixa diz que alunos pedem socorro

Pais de estudantes fizeram uma manifestação em frente ao Colégio Militar Humberto Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, nesta quinta-feira (23), para cobrar melhorias estruturais na unidade de ensino.

“Reforma urgente. Os alunos do CMTO Jorge Humberto Camargo pedem socorro”, dizia uma das faixas levadas pelos pais ao local.

Os pais relataram que já se reuniram com a direção da escola no sentido de buscar melhorias para os filhos, porém, não obtiveram respostas satisfatórias. “Nós tivemos que partir para algo mais avançado para chamar a atenção, pois a escola é de período integral e as crianças estão sofrendo”, disse um pai ao relatar que já precisou levar a filha ao hospital após passar mal dentro da escola. O calor excessivo é um dos problemas, além do mau cheiro do esgoto.

Também presente na manifestação, Maria José Tavares, mãe de outro aluno, destacou o caráter pacífico do ato. “Nossa ação é de paz. Nosso pedido, governador [Wanderlei Barbosa], é que o senhor venha atender o clamor dos pais”, disse.

Outra mãe ressaltou que os estudantes 'amam' a escola. “É um pedido pacífico como pais. Estamos buscando melhorias para os nossos filhos, que são crianças que amam a escola. Eles amam esse lugar, por isso estamos aqui pedindo”, disse.

Algumas melhorias solicitadas pelos pais

  • Cobertura do piso externo onde os alunos entram em forma
  • Refazer parte do esgoto
  • Reforma da quadra esportiva, cozinha e biblioteca
  • Construção de banheiros com chuveiros
  • Construção de calçadas
  • Mais bebedouros
  • Refeitório adequado para todos os alunos
  • Climatização
  • Instalação elétrica que suporte os aparelhos de ar-condicionado

Denúncia em 2020

Em 2020, poucos dias após o início das aulas colégio com a metodologia militar, uma comissão de pais denunciou a situação precária e superlotação na unidade de ensino. 

O QUE DIZ A SEDUC?

"A Secretaria da Educação (Seduc) informa que está tomando as providências em relação às instalações do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo, de Araguaína. De imediato, a Pasta encaminhou  10 aparelhos de ar-condicionado e uma equipe de técnicos para ajustar os climatizadores já existentes . Também foi realizado repasse para a associação da escola adquirir mais equipamentos.

A Pasta também informa que já está trabalhando no projeto para realizar melhorias na estrutura da unidade de ensino. O projeto contemplará as seguintes intervenções:  reforma geral da unidade escolar, construção de refeitório, implantação de subestação de energia de 150 kVA, adequações da rede elétrica interna para climatização e implantação de acessibilidade."

Veja mais

Faixas com pedidos de melhorias no colégio
Faixa diz que alunos pedem socorro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.