Capital

Palmas ganha novo parque em Unidade de Conservação com mais de 187 mil metros quadrados

Parque é fruto de uma compensação ambiental pela implantação da quadra Arso 151.

Por Redação 4.037
Comentários (0)

10/06/2024 11h02 - Atualizado há 1 semana
Será a primeira Unidade de Conservação da capital mais jovem do Brasil

Notícias de Palmas - A capital Palmas ganhou sua primeira Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal Papagaio Galego, que foi criado por meio de decreto na última sexta-feira (07/06). 

O espaço abrange uma área de 187.413,81 m², localizada nas proximidades da Avenida Parque, que margeia a Arso 151 (1503 Sul).

O parque é fruto de uma compensação ambiental pela implantação da quadra residencial Arso 151, ainda em 2012. A criação da Unidade de Conservação visa estabelecer um espaço protegido para a biodiversidade prosperar. “Esse parque é um presente. Poucas cidades do mundo têm o que estamos entregando hoje. Depois de 35 anos, temos a primeira unidade de conservação do Município e estamos deixando um legado para as futuras gerações”, destacou a prefeita Cinthia Ribeiro. 

O novo parque irá garantir a preservação de fragmento do bioma cerrado, manutenção da biodiversidade local, com proteção de espécies de flora e fauna de cerrado; melhoria no microclima local, com maior conforto térmico; melhoria da qualidade do ar; sequestro de carbono através da vegetação, ajudando a combater o aquecimento global e proteção contra a erosão e degradação do solo.

Para o Município, a criação da unidade de conservação contribui para o cumprimento de pactos e acordos ambientais e climáticos, dos quais Palmas é signatária, além de fortalecer a governança ambiental e o papel do poder público na gestão dos recursos naturais. 

Implantação 

Por se tratar de uma compensação ambiental, os custos para implantação do Parque relacionados aos estudos ambientais, plano de manejo e implantação de equipamentos serão de responsabilidade da empresa G10 Empreendimentos Imobiliários, que criou o loteamento da Arso 151.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.