Na Agrotins

Palmas tem tudo para ser a capital do Matopiba, mas falta gestão, diz deputada Janad Valcari

Pré-candidata à prefeitura de Palmas, disse que a capital precisa de incentivo e boa gestão.

Por Redação
Comentários (0)

16/05/2024 11h38 - Atualizado há 1 mês
Para Janad, o crescimento da Agrotins comprova o potencial agrícola de Palmas

Notícias do Tocantins – Na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), a deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari (PL) destacou o potencial agrícola da capital, afirmando que “Palmas tem tudo para ser a capital do Matopiba, mas falta gestão, falta vontade de fazer dar certo”. Para ela, as oportunidades que o setor agrícola oferece para o desenvolvimento municipal estão sendo pouco exploradas para impulsionar a economia.

“A nossa cidade tem uma localização estratégica, está posicionada no coração do desenvolvimento. O que a gente precisa fazer é tornar a cidade cada vez mais atrativa para as empresas, direcionar os investimentos em tecnologia, melhorar a infraestrutura das estradas rurais e regulamentar a política tributária do município”, propôs Janad.  

Ela afirma que iniciativas como a Agrotins ajudam a posicionar Palmas como uma potência agrícola. “O crescimento da Agrotins só comprova o potencial agrícola de Palmas e seu papel de destaque na economia regional e nacional”, justificou Janad. Em 2023,  196 mil pessoas circularam pela feira que movimentou cerca de R$ 3 bilhões em negócios. 

De acordo com dados coletados no Comex Stat, sistema oficial do governo federal para transações comerciais internacionais, em 2023, a capital exportou mais de 370 milhões de dólares, tendo a soja e o milho como os principais ativos comerciais. A pré-candidata acredita que esse número pode ser muito maior se for prioridade para a gestão municipal.

Matopiba

A região do Matopiba, que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é composta por 73 milhões de hectares e 337 municípios, contemplando 132 municípios tocantinenses. De acordo com o Ministério da Agricultura e da Pecuária é a fronteira agrícola que mais cresce, em área plantada, em todo o Brasil atualmente. O Tocantins se destaca pela localização geográfica privilegiada em relação aos portos e ferrovias e oferta condições logísticas que facilitam o escoamento da produção e o preço final do produtor.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.