Itaguatins

Paralisadas há quase 10 anos, obras de colégio padrão serão retomadas com R$ 3 milhões

Cidade possui um único colégio que foi construído há 44 anos.

Por Redação 573
Comentários (0)

20/06/2022 08h34 - Atualizado há 1 ano
Obra está paralisada desde 2013

Serão retomadas as obras de uma escola pública em Itaguatins, no Bico do Papagaio, após quase 10 anos. A construção da escola teve início no ano de 2009 e foi interrompida em 2013.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) assinou na última sexta-feira (17) a ordem de serviço para a conclusão das obras da unidade de ensino. Serão investidos nesta etapa aproximadamente R$ 3 milhões, com recursos estaduais.

A unidade padrão inclui oito salas de aula, guarita, quadra poliesportiva coberta, casa de bombas, central de gás e paisagismo, além da implantação do Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP). Os banheiros e estruturas de cobertura, já construídos, passarão por reforma.

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itaguatins possui cerca de 6 mil habitantes. Situada no extremo norte do Tocantins, a cidade conta com o Colégio Estadual Olavo Bilac, com 438 alunos matriculados, do 7° ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O prédio desta unidade foi construído há 44 anos, portando, é antigo e não atende plenamente as necessidades da população e dos educadores.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, afirmou que a comunidade escolar de Itaguatins será atendida com prioridade, pois o Colégio Estadual Olavo Bilac, único a oferecer ensino médio no município não está em boas condições. “A conclusão da nova escola não está difícil e, por isso, nossa meta é iniciar 2023 com, pelo menos, as salas de aula e setores administrativos em funcionamento”, disse.

De acordo com o Diretor Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Souza, existe uma demanda reprimida e um índice de evasão escolar preocupante na região. “Estamos fazendo um trabalho de busca ativa desses estudantes em Itaguatins e, com a nova unidade estudantil conseguiremos resgatá-los para os estudos”, garantiu.

Para os moradores, a conclusão da nova escola é aguardada há mais de uma década. Andressa Mendes de Souza, 20 anos, nasceu e estudou na cidade. Ela relembra que sentia falta de um ambiente mais espaçoso, acolhedor e com mais estrutura para os alunos. “Já estou na faculdade, mas minha irmã Amanda, de 12 anos, vai poder estudar em lugar bem melhor”, comemorou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.