Denúncia

Outro caso: Prefeitura transforma pista de avião em lixão a céu aberto no Tocantins

Segundo moradores, a prefeitura mandou cavar um buraco ao lado da pista para colocar mais lixo.

Por Márcia Costa 1.077
Comentários (0)

04/04/2019 13h36 - Atualizado há 5 anos
Lixão a céu aberto

Mais uma pista de avião abandonada está sendo utilizada como lixão a céu aberto no Tocantins. Dessa vez, o descaso é em Itaguatins, norte do Estado.

O lixão começou a partir de 2014 e, com o acúmulo desenfreado de todos os tipos de resíduos, a pista já não tem mais condições de pouso de aeronaves. O descaso também revolta os moradores da cidade.  

O vereador Edson dos Santos, popular Bodão, afirmou que existe um processo contra a prefeita Maria Ivoneide Matos Barreto por causa do problema. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão de fiscalização ambiental, também já teria sido informado.

"Estamos averiguando se estão jogando lixo hospitalar. Existe processo contra a atual gestora, pois denunciamos ao Naturatins e estamos aguardando o resultado", disse o vereador.

Morador da cidade, Júnior Marinho percorreu a pista gravando um vídeo para mostrar o lixão. Segundo ele, a prefeitura abriu um buraco ao lado da pista para jogar mais lixo.

O buraco é de aproximadamente 25 metros de largura, 60 metros de comprimento e 5 metros de profundidade. Procuramos o Naturatins, mas nada foi resolvido. Com isso, a pista de pouso deixou de existir”, disse Júnior Marinho. 

O morador também reclamou da desvalorização do local. “Uma cidade que tem 74 anos e por aqui já desceram muitos aviões. Queria que aqui se tornasse o que era antes. O aeroporto virou lixão e o município não tem coragem de resolver esse problema", declarou.

A reportagem procurou a prefeitura de Itaguatins, mas ainda não obteve retorno.

Vídeo

Outro caso

O outro caso de antiga pista de avião utilizada atualmente como lixão a céu aberto é em Campos Lindos. Segundo moradores, o lixão está ativo há 12 anos no local que já foi palco de um acidente aéreo em 2012.

+ Pista de avião abandonada dá lugar a lixão a céu aberto e preocupa moradores no Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.