Ocupação

PM usa força para desocupar área invadida em Palmas e prende seis pessoas; veja vídeos da ação

Integrantes do movimento disseram que a PM agiu com violência, arbitrariedade e truculência.

Por Redação 2.281
Comentários (0)

16/09/2019 09h44 - Atualizado há 4 anos
Uma mulher chegou a ser imobilizada por um dos militares com uma gravata durante a confusão

Famílias ligadas ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) foram retiradas à força pela Polícia Militar de uma área pública na Quadra 905 Sul, em Palmas, na manhã deste domingo (15).

Os ocupantes chegaram ao local nas primeiras horas do dia e começaram a demarcar o terreno em lotes.  Segundo as famílias, a área é destinada à construção de casas populares, mas está sendo alvo de uma disputa na justiça entre Estado e particulares.

No final da manhã, a PM chegou à quadra e ordenou que as famílias deixassem o local. Os manifestantes então passaram a ocupar o canteiro central da avenida LO-23.

Tensão

O clima ficou tenso e houve bate-boca entre integrantes do movimento e militares. Seis pessoas acabaram detidas, entre elas o ex-vereador e um dos líderes do MNLM, Bismarque do Movimento (PT), o advogado Lucas Naves e uma mulher que chegou a ser imobilizada com um ‘mata-leão’ por um dos militares.

Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil e autuados por esbulho possessório, resistência e desacato.

Uso da força

Imagens gravadas no local mostram o momento em que a mulher é imobilizada por um dos policiais. No vídeo também é possível perceber que um dos ocupantes que tenta defender a mulher é jogado ao chão e ameaçado com uma arma de fogo.

Segundo o MNLM, os militares envolvidos na ação agiram com "violência, truculência e arbitrariedade" uma vez que não havia nenhuma ordem judicial de reintegração de posse.

Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar disse que compareceu ao local para negociar a desocupação da área de forma pacífica e que usou a força “devido à resistência e desacatos proferidos pelos manifestantes”.

Quando à alegação de uso de força excessiva e arbitrariedade por parte dos militares, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) disse que irá analisar as imagens que circulam nas redes sociais para apurar quaisquer ilegalidades.

Governo do Estado

Também por meio de nota, o Governo do Estado informou que a Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) retomou recentemente a obra de construção de 272 apartamentos do Pró-Moradia na quadra Arso 92 (905 Sul) e que já existem famílias pré-selecionadas aguardando a entrega dos imóveis.

O Governo não divulgou os nomes dos beneficiários pré-selecionadas e nem o cronograma de andamento e entrega das obras.

Vídeos

Vídeo

 

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.