Povoado Gurgueia

Ponte de grande porte é inaugurada na zona rural de Araguaína e põe fim a problema antigo

Moradores da região sempre ficaram praticamente isolados no período chuvoso.

Por Redação 5.211
Comentários (0)

29/08/2022 17h49 - Atualizado há 1 ano
A ponte de grande porte fica sobre o Ribeirão Gurgueia, na região do Barra da Grota

Uma ponte de grande porte foi inaugurada no Povoado Gurgueia, zona rural de Araguaína, na última sexta-feira (26). A estrutura de concreto tem 28 metros e vai resolver um problema antigo enfrentado pelos moradores da região durante o período chuvoso, além de melhorar o transporte escolar e o escoamento da produção da agricultura familiar.

“Entregamos esta ponte a comunidade da Gurgueia com um sentimento de muita felicidade por cumprir mais um compromisso firmado e que facilitará a vida desses moradores. É uma obra muito importante que traz agora mais conforto e segurança aos moradores, melhorando a ida e vinda deles, além de potencializar o escoamento da produção agrícola dessa região que é muito rica e contribuiu muito para nosso Município”, destacou o prefeito.

A ponte de grande porte fica sobre o Ribeirão Gurgueia, na região do Barra da Grota, com entrada mais próxima pela rodovia TO-222. A estrada rural é mais conhecida como Estrada do Chapéu e durante a temporada de chuva o percurso inicial é inundado pelo ribeirão, já que o trecho está bem ao lado da margem. Com a nova ponte, será possível evitar esse trecho inicial, com um atalho, tendo um acesso facilitado.

Sonho realizado

Aos 77 anos, a moradora Luza Ribeiro não escondeu a alegria ao ver a obra finalizada. Há 60 anos no povoado, ela agradeceu ao prefeito pela ponte. “Estou muito emocionada em ver essa ponte entregue. Quero com muito amor agradecer ao prefeito Wagner por ser esse homem compromissado com o seu povo”.

Reconhecimento também da produtora rural Renaulda Sousa, moradora da região há cinco anos. “Eu cheguei a pensar em mudar daqui, mas sempre tive a esperança de que um dia receberíamos essa ponte. Quero agradecer ao prefeito Wagner por esse compromisso entregue e que vai melhorar muito esse lugar que tanto amamos viver”, comentou a produtora.

Programa Travessia

Outras três pontes que então em construção, por meio do Programa Travessia, ficam no Povoado Brejão e PA (Projeto de Assentamento) Manoel Alves. No primeiro será instalada uma estrutura de 8 metros e no segundo duas unidades com 10 metros. A largura padrão é de 4,50 metros, o suficiente para passagem de dois veículos ao mesmo tempo em sentidos opostos.

As estruturas são em concreto pré-moldado, o que agiliza a obra e contribui para que a obra seja executada mesmo durante a chuva. Neste ano, a Prefeitura já entregou várias outras pontes construídas durante o período chuvoso, entre elas estão três na região do PA Araguaminas, mais conhecido como Caju Manso, também no Povoado Coco Salviano sobre o Rio Lontra.

Dentre os outros locais beneficiados estão PA Levinha, Estrada Waldemar Carrilho, PA Rio Preto, Povoado Garimpinho, PA Caracol, PA Coruja, PA Três Riachos, PA Paraíso e Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína).

Agenda na zona rural

Além da entrega da ponte, o prefeito participou de uma partida de futebol com moradores da região e entregou a reconstrução da Escola Municipal Pedro Segundo da Rocha. A unidade fica no Povoado Gurgueia, onde estudam 15 alunos, sendo que sete usam o transporte escolar da Prefeitura.

A unidade escolar teve a troca do telhado em telhas cerâmicas para telhas em fibrocimento, troca de todo sistema elétrico, forro e esquadrias, além da ampliação do prédio com um novo depósito e área de serviço. Ainda foi construído um banheiro com acessibilidade e uma passarela coberta de entrada do prédio até o portão. Houve também a troca do revestimento cerâmico de parede das salas de aula e pintura de toda escola.

Inauguração da nova ponte sobre o Ribeirão Gurgueia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.