Araguaína

Laboratório vai monitorar qualidade da água para funcionamento de praia na Via Lago

A praia está sendo implantada acima de onde o Córrego Neblina deságua no lago.

Por Redação 1.352
Comentários (0)

18/01/2019 16h45 - Atualizado há 5 anos
Praia na Via Lago

Dar ao araguainense outra opção de lazer e garantir o uso e preservação do Lago Azul. Esses são os objetivos da implantação de uma praia na Via Lago, principal cartão postal da cidade.

A praia atualmente tem extensão de 330 metros e está sendo implantada acima de onde o Córrego Neblina deságua no lago, com areia retirada de locais onde há assoreamento.

A liberação para banho pelos visitantes, no entanto, dependerá do monitoramento laboratorial que será realizado continuamente. A qualidade da água será mantida com a implantação da rede de esgoto em toda a cidade e monitorada pelo laboratório de análise das águas.

Com a implantação da Via Lago, as pessoas passaram a ter acesso ao Lago Azul, tornando o local um ponto turístico de vivência. Com a praia, as pessoas também terão o uso do lago, democratizando ainda mais o local”, assegurou o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Tratamento do esgoto

A implantação de redes de esgoto em toda a cidade está sendo realizada desde 2013. Hoje 50% da população é atendida pelo serviço, que também receberá uma nova estação de tratamento, a ETE Lontra.

Em função desse trabalho, a qualidade da água do lago hoje é bem melhor. Em 2022, a cidade estará totalmente atendida com esgoto e aí teremos as águas do lago totalmente despoluídas”, garantiu Dimas.

Monitorando a qualidade

O laboratório de análises da qualidade da água do Lago Azul foi aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e está em processo de licitação para implantação pela Prefeitura ainda neste semestre. O objetivo é monitorar as águas do lago, de seus afluentes e do local da praia.

O monitoramento das águas será constante, inclusive online, para manter a qualidade própria para banho”, informou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Marzola.

O secretário acrescentou ainda que a população também tem um papel importante para a preservação de mais um local público. “Até um papel de balinha que se joga no meio ambiente é prejudicial para a qualidade de nossas águas. Portanto, é importante a consciência ambiental de todos”, frisou.

Meio ambiente preservado

O assoreamento também está sendo combatido nos córregos que desembocam no Lago Azul”, explicou o prefeito Ronaldo Dimas.

Ele citou obras de drenagem sendo realizada em diversos córregos da cidade, como o Cará e o Baixa Funda, e ainda que em breve com o Projeto Águas de Araguaína grandes obras de macrodrenagem, desassoreamento e lagoas de detenção garantirão a preservação do meio ambiente na cidade.

Uma cidade com mais qualidade de vida e sustentável é nosso objetivo com obras que farão a mudança de perspectiva ambiental ao araguainense”, finalizou Dimas.

(Thatiane Cunha)

Praia que será implantada na Via Lago
ASSUNTOS praia via lago

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.