Relaxamento

Prefeita de Palmas ameaça fechar 'tudo de novo' após agitação e festas no fim de semana

As regras de distanciamento social foram completamente ignoradas no fim de semana.

Por AF Notícias 14.968
Comentários (0)

22/06/2020 10h15 - Atualizado há 3 anos
Dez estabelecimentos foram notificados durante a fiscalização de sexta-feira

A capital do Tocantins registrou um final de semana bastante movimentado em meio às medidas de relaxamento social e retomada das atividades econômicas. O comércio de Palmas passou cerca de 90 dias fechado por causa da pandemia do coronavírus.

Nas redes sociais, internautas denunciaram vários pontos de aglomeração de pessoas em toda cidade. Teve festa junina em condomínio de luxo, grande movimentação nas praias e nas propriedades particulares na beira do lago, muita gente nas conveniências e até show ao vivo em barzinho, além de ato profético no centro da cidade e outros movimentos.

As regras de distanciamento social foram praticamente ignoradas, como se a pandemia tivesse acabado. O número de novos casos da Covid-19 aumentou significativamente nos últimos dias. Apenas no sábado (20) foram registrados mais 80 casos, recorde para um dia.

Ocorre que os ônibus do transporte público coletivo municipal estão autorizados a circular com 100% da capacidade de passageiros sentados, isso bem antes da reabertura do comércio.  

AVISO DA PREFEITA

No Twitter, ainda no sábado (20), a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) deu o recado: “Se o quadro mudar, não tenham dúvida: fechamos tudo de novo. A pandemia não acabou”

Cinthia lamentou a postura de grande parte da população e completou: “Não tem lei no mundo, nem fiscal suficiente na galáxia que dê jeito... Se as pessoas não entenderem o momento que vivemos de nada adiantará todo esforço do poder público e da sociedade”, tuitou.

FISCALIZAÇÃO

Durante uma blitz para fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, na noite de sexta-feira (19), as equipes da prefeitura constataram falhas na documentação e nas medidas de segurança, como o agrupamento excessivo de mesas. Ao todo, dez estabelecimentos comerciais foram notificados.

As notificações valem como uma advertência para a correção das irregularidades. Em caso de reincidência, o estabelecimento fica sujeito a multa e/ou fechamento.

NÚMEROS

Neste domingo (21), o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 25 novos casos e o 15° óbito causado pela Covid-19 em Palmas.

A vítima mais recente é uma idosa com 74 anos de idade, moradora da região sul. Ela possuía problemas de saúde e estava internada no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Agora, Palmas contabiliza 1.278 casos, com 767 pacientes recuperados. Outros 483 pacientes seguem em isolamento e 13 estão internados.

DENÚNCIA

A prefeitura divulgou um número para a população denunciar os pontos de aglomeração na cidade. Quem constatar atividades irregulares ou aglomerações em estabelecimentos comerciais pode denunciar pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800-6464-156.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.