Reviravolta política

Prefeito e vice são cassados em Formoso do Araguaia, e vereador assume comando da prefeitura

Único vereador que votou contra a cassação ainda renunciou à vice-presidência da Casa.

Por Redação 788
Comentários (0)

07/05/2024 08h15 - Atualizado há 1 semana
Prefeito e vice de Formoso do Araguaia (TO)

Notícias do Tocantins - Por 10 votos a 1, a Câmara Municipal de Formoso do Araguaia (TO) decidiu pela cassação dos mandatos do prefeito Heno Rodrigues da Silva e de seu vice, Israel Borges Nunes (Kawê), ambos do Republicanos. A sessão de julgamento ocorreu na noite desta segunda-feira, 6 de maio. A defesa do prefeito ainda tentou adiar a votação, mas o pedido foi negado. 

Com a cassação, o presidente da Câmara, vereador Felipe Souza de Oliveira, já foi empossado para comandar a gestão do município interinamente até que seja eleito um novo prefeito para mandato até 31 de dezembro deste ano.

No pleito de 2020, Heno ficou conhecido por ser o prefeito eleito mais jovem do Estado.

Heno e Kawê foram alvos de processo de impeachment após denúncia apresentada pelo empresário da cidade, José Luís Venâncio Corrêa, no dia 26 de fevereiro, formulada com base nos fatos investigados na Operação Rota Dubai, da Polícia Federal.

A operação ocorreu no dia 1º de fevereiro deste ano visando apurar desvio de recursos públicos no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), referente a um contrato celebrado no ano de 2022 no valor de R$ 2,2 milhões. Segundo a investigação, o prefeito ganhou uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes, a título de propina.

A Operação Rota Dubai investiga os crimes de organização criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas chegam a 62 anos de reclusão.

Com plenário lotado, a sessão foi marcada por intensos debates. Dez vereadores acataram o parecer do relator da CPI e votaram pela cassação; São eles: Robson Haritianã Javaé Araújo, Sebastião Coelho Moreira, Felipe Souza Oliveira, Josafá Paz de Souza, Francisnaldo Sousa Santos, Adão de Oliveira Coutinho, Djalma Souza Santos, Gabriel Rodrigues Bezerra, Euíbras Moreira Barbosa e Rosa Maria Martins Costa. O vereador José Cleves Costa do Nascimento foi o único a manifestar voto contrário à cassação e, ao final do julgamento, anda renunciou ao seu mandato de vice-presidente da Câmara.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.