Insegurança

Prefeitos relatam situação caótica na segurança pública: 2 PMs se revezam em 4 cidades

Novas regras para aposentadoria de policiais podem ter agravado defasagem.

Por Redação 1.292
Comentários (0)

28/01/2022 08h16 - Atualizado há 2 anos
ATM cobra Estado presença efetiva de PMs nos pequenos Municípios

A falta de efetivo policial e o aumento da insegurança em vários municípios da região do Vale do Araguaia e do Bico do Papagaio foram temas de uma reunião com o coronel Júlio Manoel da Silva Neto, Comandante-Geral da PM-TO, nesta quinta-feira (27). O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, cobrou medidas urgentes a fim de sanar esses problemas. 

No Bico do Papagaio, há relatos de que apenas dois policiais militares estariam fazendo a segurança dos municípios de Axixá, Itaguatins, Maurilândia e Sítio Novo do Tocantins. “Tenho problema todo final de semana, faz anos que não temos efetivo”, explica a prefeita de Monte Santo, no Vale do Araguaia, Nezita Martins.

No Vale do Araguaia, o município de Caseara também tem se queixado da falta de efetivo policial suficiente para a demanda populacional. No Sudeste do Estado, Ponte Alta do Bom Jesus também relata falta de policiais militares.

De acordo com o presidente da ATM, “essa situação tem criado uma atmosfera de insegurança nos moradores dos pequenos Municípios, dando margem para que a criminosos e bandidos possam praticar delitos livremente, sem combate e repreensão necessária, aumentando assim o sentimento de impunidade”, alerta Diogo Borges. 

Relatos 

Os relatos de insegurança chegam das diversas regiões do Estado. “Aqui na região do médio Araguaia, nós estamos sofrendo absurdamente com a falta de policiamento e com a insegurança desenfreada”, disse o prefeito de Couto Magalhães, Júlio César.

“Em Santa Maria temos sentido a falta de policiamento, que somente aparecem em casos de urgência, dependendo da disponibilidade, nisso quando solicitamos ao destacamento de Pedro Afonso”, relata o prefeito de Santa Maria (Centro-Norte) Itamar Barrachini.

Polícia Militar 

O Comandante-Geral Silva Neto garantiu que o Estado já está tomando as devidas providências em várias frentes para sanar o problema, como a possibilidade de convocar o quadro de reservas da Polícia Militar para atuar nos Colégios Militares, ao ceder assim os policiais dessas unidades de ensino para as rondas e serviços externos.

Concurso Público 

Ainda no ofício apresentado pela ATM à Polícia Militar, a entidade pede “que, se possível, busque mecanismos junto à Secretaria de Segurança Pública pela celeridade dos trâmites do Concurso Público da PM em andamento”, cita o documento. Na ocasião, o Comandante-Geral sinalizou a possibilidade de antecipar o rito de formação dos oficiais, ao fazer com que os mesmos possam realizar os estágios em rondas nos Municípios.

Os prefeitos acreditam que as novas regras de aposentadoria de Policiais Militares que passaram a vigorar em 2022 incentivaram a aposentadoria de centenas de policiais, o que criou o déficit de efetivo em diversas localidades. Prefeitos inclusive chegaram a pedir ao Palácio Araguaia em reuniões anteriores o remanejamento de parte dos policiais que fazem a segurança de prédios públicos para as ruas dos pequenos Municípios. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.