Certame

Prefeitura de Miranorte vai realizar concurso público para preenchimento de 65 vagas do Quadro Geral

Realização do certame atende determinação do MPTO e reivindicação do Sintet

Por Redação 8.140
Comentários (0)

01/03/2024 08h23 - Atualizado há 1 mês
Prefeitura de Miranorte.

Notícias do Tocantins - A prefeitura de Miranorte do Tocantins vai realizar concurso público para preenchimento de 65 vagas de cargos do Quadro Geral do Município. A medida foi publicada no Diário Oficial do município, através do Decreto 091/2024, de 26 de fevereiro de 2024.

Com a realização do concurso público, a gestão atende uma demanda antiga reivindicada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (Sintet) e também, a uma determinação do Ministério Público do Tocantins (MPTO). O preenchimento de vagas para o serviço público através de concurso são atribuições legais de acordo com as regras e princípios que disciplinam a administração pública conforme a Constituição Federal.

O Sintet defende que o ingresso no serviço público seja impreterivelmente através de concurso público garantindo legalidade a administração pública e contribuindo para o trabalho decente. O concurso evita ainda as ingerências políticas causadas costumeiramente pelas contratações temporárias”, disse Iata Anderson, presidente do Sintet Regional de Miracema.

O decreto estabelece ainda a dispensa de licitação e contrata como responsável para organização e realização de concurso público a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Desde 2020, o Sintet provoca o município, através da gestão do prefeito Carlinhos da Nacional, pela realização do concurso público. No ano de 2020, o Sindicato protocolou um estudo sobre a situação do instituto de previdência de Miranorte (IPSM), demostrando a necessidade e a urgência em realizar o concurso devido ao número de trabalhadores que estariam com idade e tempo de contribuição para se aposentar. O estudo revelou que em um período de dez anos todos os trabalhadores efetivos do município estariam aposentados.

De lá para cá, todos os anos solicitamos através de ofício a realização do concurso até chegar a situação de ajuizarmos uma ação na Justiça na comarca de Miranorte. A decisão judicial foi proferida em 2023 para que o município realizasse o concurso ou no mês de março todos os contratos temporários seriam demitidos”, disse o presidente do Sintet, Iata Anderson.

O último concurso público para provimento de cargos efetivos realizado pela prefeitura de Miranorte expirou em 2017, neste período foi comprovado a existência de cargos vagos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.