Demanda antiga!

Prefeitura de Palmas é pressionada pela Defensoria Pública para construir sede própria do CAPS II

Atual espaço é impróprio para atender todo o serviço de atenção psicossocial disponibilizado

Por Redação
Comentários (0)

16/05/2024 09h46 - Atualizado há 1 semana
Atual espaço é impróprio para atender todo o serviço de atenção psicossocial disponibilizado.

Notícias do Tocantins -  O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) expediu uma Recomendação à Secretaria de Saúde de Palmas requerendo que seja construída a sede própria para funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II na capital.

Segundo o Nusa, o atual espaço é impróprio para atender todo o serviço de atenção psicossocial disponibilizado, conforme constatado em vistoria no dia 29 de abril último. Na ocasião, uma das reclamações obtidas foi relacionada à falta de espaço para realização das sessões de psicoterapia, os grupos e as oficinas.

As inconformidades já perduram há anos. Em vistoria realizada no ano de 2021, este Núcleo constatou irregularidades no Centro relacionadas à estrutura física do serviço que implicam diretamente na oferta dos serviços”, destaca o Nusa no expediente.

Neste sentido, a Recomendação requer a regularização de toda a estrutura necessária, o que inclui os materiais, equipamentos, insumos, recursos humanos e equipe técnica, para uma oferta célere e efetiva do serviço aos pacientes assistidos neste estabelecimento de saúde.

 Mudança de local

Enquanto a sede própria não seja concluída, o Nusa propõe a locação de um imóvel apto que possua toda a estrutura física para atender todo o serviço de atenção psicossocial disponibilizado no CAPS II, o que inclui a prestação de atividades voltadas ao atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias e à oferta de refeição (refeições) diária (s).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.