Pesquisa

Programa de iniciação científica do HDT oferta bolsas de R$ 700 para estudantes da UFNT

Objetivo é incentivar a pesquisa científica e tem parceria com o CNPq.

Por Redação
Comentários (0)

16/03/2023 09h26 - Atualizado há 1 ano
O HDT-UFT é o primeiro hospital universitário federal do Estado do Tocantins

Estão abertas de 15 a 31 de março as inscrições para submissão de projetos de pesquisa e indicação de alunos no Programa de Iniciação Científica (PIC) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins, vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HDT-UFT/Ebserh).

Serão concedidas 8 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no valor de R$ 700 por 12 meses. Mais informações estão disponíveis no Edital PIC/Ebserh Nº 02/2023.

O PIC tem o objetivo de atender estudantes dos cursos de graduação vinculados a UFNT no Campus de Araguaína, com projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no HDT-UFT, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional, o pensamento crítico, seu envolvimento em conhecimento sobre técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, além de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa científica na área de saúde e para despertar interesse em carreiras científicas e no ingresso futuro em programas de pós-graduação.

Sobre o PIC

O PIC é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ebserh. Visa implementar programas e projetos de desenvolvimento científico na área de ciência e tecnologia em saúde em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, e vai financiar 320 bolsas em todo o país.

Entre os objetivos, está a consolidação e o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos HUs/Ebserh, contribuindo, assim, para sua melhoria. Também pretende incentivar os profissionais envolvidos em pesquisa no âmbito hospitalar e promover o contato de estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e/ou tecnológica com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT é o primeiro hospital universitário federal do Estado do Tocantins, oferta atendimentos especializados em doenças infectoparasitárias e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde fevereiro de 2015. Saiba mais, clique aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.