Atenção!

Receita Federal explica como não cair em golpes relacionados ao Imposto de Renda 2023

Golpe tem por objetivo roubar dados dos contribuintes.

Por Larissa Mendes | Receita Federal
Comentários (0)

10/03/2023 11h37 - Atualizado há 1 ano
Acesse o site da Receita Federal para fazer sua declaração do IR 2023.

Os golpes relacionados ao Imposto de Renda são bastante comuns no Brasil, especialmente durante o período de declaração anual do imposto. Os contribuintes precisam ficar atentos aos golpes que são aplicados nesta época do ano. 

Um dos golpes mais comuns é o envio de e-mails falsos que se passam por comunicados oficiais da Receita Federal, solicitando informações pessoais ou bancárias. Esses e-mails costumam ter uma aparência semelhante aos comunicados oficiais da Receita, além de solicitar que o contribuinte clique em um link ou baixe um arquivo em anexo para regularizar a sua situação ou obter informações sobre a declaração. Esse tipo de mensagem costuma conter erros de português e informações duvidosas. 

Outro golpe comum é o envio de mensagens via WhatsApp ou SMS, que solicitam informações sobre a declaração ou oferecem facilidades para obter restituição do seu Imposto. Essas mensagens podem conter links maliciosos ou de pagamento de taxas e serviços, que não são devidos. 

O delegado da Receita Federal em Palmas enfatiza que a regra básica para não cair em fraudes é prestar atenção a um detalhe, e-mails da Receita não contém links. Ele destaca também que, ao menor sinal de dúvida, as pessoas devem consultar o serviço da Central de Atendimento ao Contribuinte na internet - o portal e-CAC. 

Caso receba e-mails em nome da Receita Federal o procedimento mais seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou no seu Imposto de Renda. Em hipótese alguma abra arquivos anexados, normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário”, pontua. 

Para acessar o portal e-CAC, basta entrar no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br ) e se cadastrar. O portal concentra todas as informações tributárias de cada contribuinte. 

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, acesse a página na internet da Receita Federal ou procure uma unidade de atendimento mais próxima. 

Para evitar cair em golpes relacionados ao Imposto de Renda, é importante seguir algumas recomendações básicas, como: 

1.    Verifique sempre se as comunicações recebidas são realmente da Receita Federal, conferindo o endereço de e-mail ou o telefone de contato indicado. 

2.    Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por e-mail ou telefone, especialmente se solicitadas por desconhecidos ou por meio de sites suspeitos. 

3.    Acompanhe sua declaração pelo site oficial da Receita Federal ou pelo Portal e-CAC, onde é possível obter informações atualizadas e tirar dúvidas. 

4.    Em caso de suspeita de uma tentativa de golpe, denuncie às autoridades competentes. A Receita Federal possui um canal de atendimento para denúncias de fraudes e crimes relacionados ao Imposto de Renda. 

5.    Desconfiar de ofertas de restituição de imposto de renda muito generosa ou que exija o pagamento de taxas ou comissões. 

6.    Mantenha o antivírus e o sistema operacional do computador sempre atualizados, para evitar a infecção por vírus ou malwares que possam comprometer a segurança dos dados. 

(Assessoria de Imprensa DRF-Palmas) 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.