Augustinópolis

Rota do Queijo será lançada pelo Sebrae na região do Bico do Papagaio para fomentar turismo

Rota abrange diferentes opções de queijos produzidos na região.

Por Redação
Comentários (0)

16/11/2023 10h02 - Atualizado há 6 meses
Lançamento será em Augustinópolis, no dia 22 de novembro

Considerada como a segunda maior bacia leiteira do extremo norte do Estado, o município de Augustinópolis, localizado a 512 km de Palmas, será sede da Rota do Queijo. O evento, realizado pelo Sebrae e que será oficialmente lançado no dia 22 de novembro, tem o propósito de fomentar o turismo em diversas localidades da região do Bico do Papagaio. O roteiro será realizado por meio do Famtour, uma viagem de reconhecimento para a divulgação e lançamento desse novo destino turístico.

A iniciativa ainda tem o objetivo desenvolver o turismo por meio das parcerias e capacitação de empresários e produtores rurais para produção, apresentação e venda do produto no Tocantins e outros estados.

A rota abrange diferentes opções de queijos produzidos por produtores rurais no extremo norte do Estado. No traçado inicial, ela contempla três queijarias, três propriedades rurais e 15 empresas do trade turístico em diferentes lugares. Nesta perspectiva, o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais. A iniciativa é uma ação dinâmica e a qualquer tempo novas queijarias podem ser integradas ao traçado.

O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, destaca que fomentar o turismo rural no Bico do Papagaio e a geração de rendas para pequenos produtores é um dos focos da instituição. Ainda segundo ele, a interação entre produtores, turistas e o trade turístico como todo, possibilita o desenvolvimento de novos negócios para a região. "O queijo, além de ser um produto com alto teor nutricional, é um patrimônio cultural que carrega em si um saber ancestral, que conecta terra, produção e mãos habilidosas de seus produtores", enfatiza.

O gestor ainda lembra que o trabalho está sendo desenvolvido para fomentar o turismo, conforme a vocação local da região. Ele pontua que a atuação dos técnicos e consultores do Sebrae foca em projetos de melhoria da produtividade nas propriedades rurais por meio de inovação e tecnologia para a venda dos produtos.

“Através do Sebrae TEC Agro temos levado conhecimento aos empresários do campo. E o interessante é que estamos integrando o turismo com o agro. Até mesmo porque nossa bacia leiteira é muito forte e vimos nestes produtos a potencialidade de empreender e levar toda essa cadeia produtiva para os consumidores, o que gera também autoestima para estes produtores e enxerguem novas oportunidades para o que eles produzem”, aposta.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.