Alerta!

Saúde investiga presença de caramujo que causa doença barriga d'água em Colinas do Tocantins

Além de investigar a presença do vetor, a equipe capacitou os profissionais locais.

Por Redação
Comentários (0)

14/09/2023 11h17 - Atualizado há 7 meses
Técnicos realizaram coletas de amostras nos locais de represas, córrego e caixas d’água

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou entre os dias 12 e 14 de setembro, uma visita técnica ao município de Colinas do Tocantins, para um inquérito malacológico de molusco (caramujo), potencial hospedeiro da esquistossomose, popularmente conhecida como “xistose”, “barriga d'água” ou “doença dos caramujos”. A visita foi realizada pela área técnica da Doença de Veiculação Hídrica Aguda (DVHA) e a área da entomologia da Pasta.

A esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados.

O objetivo da visita foi verificar a circulação ambiental do parasita, bem como a capacitação e orientações do fluxograma junto aos órgãos ligados à limpeza urbana, saneamento e a educação, para o controle deste vetor, causador da esquistossomose.

“Verificamos que esse vetor foi trazido pelas máquinas, como elas são lavadas perto da caixa d’água, isso fez com que os moluscos fossem para dentro do tanque e se reproduzissem, a hipótese foi confirmada devido à pesquisa realizada nas coleções hídricas dentro da zona urbana do município, onde não foi detectado nenhum vetor, ao contrário da zona rural que foram encontradas macrófitas que servem como habitat do caramujo”, explicou a enfermeira da área técnica da DVHA, Milena Campos Queiroz.

A diretora de Vigilância em Saúde do município de Colinas do Tocantins, Ana Carolina lima da Silva, reforçou a importância da população para o controle da doença. “É de suma importância que a população esteja atenta à presença do molusco (caramujo) que normalmente vive em locais úmidos e alagados para podermos controlar o vetor e impedir a proliferação da doença,  queremos ressaltar o excelente trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e o técnico do laboratório Municipal Ronni Peterson para a investigação do vetor no nosso município”.

Profissionais locais também foram capacitados
A visita foi realizada pela área técnica da Doença de Veiculação Hídrica Aguda e a área da Entomologia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.