Orientações gerais

Testes de coronavírus em Araguaína: como são feitos e quando devo procurar uma UBS?

Araguaína foi a primeira cidade do Tocantins a adquirir os testes rápidos.

Por Redação 1.928
Comentários (0)

09/05/2020 11h19 - Atualizado há 3 anos
Coleta para teste sendo realizada

Como são realizados os exames da Covid-19 em Araguaína? Em que momento devo procurar uma Unidade Básica de Saúde? Quais unidades devem ser procuradas pelos moradores com sintomas?

Para tirar essas dúvidas, a Secretaria Municipal da Saúde explicou como são feitas as testagens para a covid-19 e os critérios usados em Araguaína.

Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Freitas, é importante que as pessoas saibam o momento adequado para buscar o atendimento hospitalar.

Realmente nos deparamos com muitas dúvidas, por isso, é fundamental que a pessoa saiba quando sair de casa para procurar atendimento médico em caso de suspeita grave, uma vez que a recomendação é do isolamento social como medida eficaz para evitar o contágio”, disse.

Quando buscar a unidade de referência

Atualmente, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é a de fazer testes apenas em casos graves de pessoas com suspeita de coronavírus, ou seja, devem buscar uma das duas unidades básicas de saúde (UBS) de referência em Araguaína ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) a pessoa que apresentar febre altadesconforto respiratório.

No caso daquela pessoa que está com sintomas de gripe ou resfriado, a orientação é que imediatamente faça o isolamento domiciliar, ou seja, fique em um cômodo da casa distante do contato com as outras pessoas. Caso haja evolução dos sintomas, deve buscar avaliação médica”, explicou Freitas.

Após a avaliação do médico, o paciente é encaminhado ou não para a realização do teste para confirmar ou descartar a suspeita de covid-19.

Sobre os testes

Araguaína foi a primeira cidade do Tocantins a adquirir os testes rápidos e a destinar unidades de saúde esclusivas para o atendimento a pacientes suspeitos, são elas a UBS do Bairro JK e Albeny Soares, Setor Couto, além da UPA.

O teste rápido detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades a partir do sexto dia da doença. A reação do corpo ao vírus Sars-Cov-2, causador da doença covid-19, será conhecido em 20 minutos após a coleta de uma amostra de sangue.

Além do teste rápido, o Município dispõe ainda, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), da coleta de swab, com amostra da saliva e secreção nasal. As amostras são para a realização do teste de PCR, único capaz de diagnosticar pessoas contaminadas com o coronavírus nos primeiros dias de contágio, mesmo em pessoas assintomáticas.

De acordo com o último boletim epidemiológico, de 6 de maio, a Prefeitura havia realizado a coleta de mais de mil testes entre rápidos e de PCR.

Monitoramento dos casos

Após a testagem, os casos positivos começam a ser monitorados pela Equipe de Resposta Rápida do Município, a primeira a ser implantada no Tocantins, composta por multiprofissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros. Nos casos leves, em que é recomendado o isolamento, o monitoramento é realizado por telefone.

Os casos positivos em estado grave da doença são encaminhados para os hospitais de referência no tratamento da covid-19 na cidade.

(Adriana Santana)

Profissionais da Saúde do Município
Acompanhamento de paciente

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.