Período chuvoso

Secretaria da Saúde se prepara para o período de alta transmissão das arboviroses no Tocantins

Quase 100 municípios já registraram casos de dengue neste ano.

Por Redação
Comentários (0)

27/10/2023 15h36 - Atualizado há 5 meses
Reunião nacional para planejamento de ações para conter transmissão das arboviroses

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e do município de Palmas estiveram em Brasília, de 24 a 27 de outubro, para a reunião nacional de preparação para o período de alta transmissão das arboviroses, doenças transmitidas, principalmente pelo Aedes aegypti. O evento foi organizado pela Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS).

O encontro visou atualizar as vigilâncias de arboviroses das secretarias estaduais de saúde e das secretarias municipais de saúde das capitais e dos demais municípios prioritários, para revisão dos planos de contingência, organização dos serviços, diagnóstico laboratorial, manejo clínico, estratificação de risco intramunicipal e incorporação de novas tecnologias para o controle vetorial.

A gerente das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck, ressaltou que “a participação na reunião nacional está sendo uma imersão de quatro dias, onde podem ter a oportunidade de ouvir as experiências de outros estados, que estão tendo alta transmissão dessas doenças e buscar estratégias positivas para se trabalhar no Tocantins”.

“Nós estamos nos qualificando para aprimorar e organizar nossos serviços, discutindo as novas tecnologias para a melhoria do trabalho. O Estado do Tocantins, neste ano, principalmente em relação a dengue, está com uma redução bastante significativa, mais de 80% dos casos em comparação com o ano passado e para seguir este ritmo, já estamos desenvolvendo atividades, como foi a capacitação para os profissionais da saúde sobre vigilância, diagnóstico e manejo clínico das arboviroses, webinário para elaboração/revisão dos Planos de Contingência municipais e estamos organizando a  próxima reunião integrada anual, com os coordenadores de vigilância epidemiológica, atenção primária e controle vetorial para discussão das atividades a serem implementadas nos municípios e apoio nessa organização dos serviços”, acrescentou a gerente.

Também participam do Tocantins a gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Braga, o biólogo da gerência das Arboviroses, Ícaro Gonçalves e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Ilana Neves e Auriman Cavalcante.

Dados

Em 2023, 22 municípios do Tocantins confirmaram casos de Zika, sendo 119 registros, 34% maior que em 2022, quando ocorreram 89 confirmações da doença. Também há registro de aumento nos casos de chikungunya: 43 municípios confirmaram casos da doença, aumento de 14%, sendo anotados 3.723 (2022) e agora 4.258 (2023).

Já em relação à dengue, o Tocantins registra redução, mesmo com a confirmação de pessoas com a doença em 96 municípios. Com queda de 86%, o Estado confirmou 2.742 casos este ano, contra os 19.155 casos em 2022.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.