Araguaína

Saúde ganha UBS Móvel e carro para atender pacientes em casa, fruto de emendas de vereadores

Veículos vão beneficiar mais de 200 pacientes, incluindo pessoas em situação de rua.

Por Redação
Comentários (0)

06/12/2023 08h48 - Atualizado há 4 meses
Veículos novos para a Saúde de Araguaína.

A Saúde de Araguaína recebeu dois veículos que beneficiarão mais de 200 pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e as pessoas em situação de rua assistidas pelo programa Consultório na Rua. O ato de entrega foi realizado no último dia (05/12), na área externa da Clínica Mundo Autista. O evento contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, secretários, vereadores, servidores e a imprensa.

Com emendas dos vereadores Abrãao Araújo e Ygor Cortez e contrapartida da Prefeitura de Araguaína, foi possível investir na compra de um furgão adaptado para consultas médicas e um carro. “Dessa forma estamos humanizando ainda mais os nossos serviços para a população e chegando mais perto das pessoas em vulnerabilidade social. A prova de que estamos no caminho certo são os prêmios na área da saúde que temos recebido e que colocam Araguaína em destaque nacional”, disse o prefeito Wagner.

Durante o evento, os parlamentares elogiaram os atendimentos da saúde e destacaram a importância desse investimento. “Quero parabenizar todos os servidores municipais da saúde, porque nós temos um atendimento de excelência e tenho ouvido muitos relatos positivos. O melhor é que está se cumprindo a responsabilidade do poder público que é cuidar de pessoas”, afirmou o vereador Ygor Cortez.

UBS móvel

O furgão, direcionado ao programa Consultório na Rua, é adaptado para a realização de consultas e possui espaço interno para a maca, móveis com gavetas, pia, frigobar, iluminação e refrigeração, além de uma tenda acoplada ao automóvel, onde será colocada à mesa portátil com cadeiras. Esse espaço externo é destinado à triagem dos moradores em situação de rua, que, em seguida, serão direcionados para a consulta médica no interior do veículo.

Já o carro popular será usado no SAD para agilizar os atendimentos e beneficiar um número maior de pacientes. Segundo a coordenadora do serviço, Kamylla Rocha, o novo veículo tem a possibilidade de atender até 120 moradores por mês.

Hoje dispomos de três equipes e agora os profissionais poderão sair para os atendimentos simultaneamente para locais diferentes”, ressalta Kamylla.

O SAD é indicado para pacientes que possuem alguma restrição ao leito hospitalar, receberam alta e necessitam de suporte ou em casos de vulnerabilidade social. Hoje, segundo a Secretaria da Saúde de Araguaína, 62 araguainenses recebem acompanhamento, desde a reabilitação até atendimentos preventivos, além de outros benefícios, como a disponibilização de cilindros de oxigênio.

Investimentos que qualificam e humanizam

Segundo a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, a manutenção da qualidade das instalações, novas aquisições de materiais, veículos e contratações de profissionais são possíveis por meio de um serviço em equipe e também pela priorização dos investimentos na pasta.

Esses veículos, dentre outras melhorias que fazemos, são possíveis porque temos uma gestão que está sempre aberta para as necessidades da Saúde de Araguaína e, sempre que pode diz ‘sim’. Além disso, trabalhamos com os profissionais não só para o desenvolvimento da técnica, mas para que haja uma identificação na área de atuação atendendo com amor, o que torna o atendimento mais acolhedor”, informou a secretária.

Em seu discurso, o vereador Abrãao Araújo destacou a importância de assistir as pessoas em vulnerabilidade social. “Precisamos estar mais próximos dos mais necessitados e quem ganha com essas emendas é a população de Araguaína”, afirmou.

Programa Consultório na Rua

Os atendimentos com o novo veículo iniciam nesta quarta-feira, 6, a partir das 8 horas, na Praça das Nações. Para os próximos dias, a Feirinha e Praça das Bandeiras também serão pontos de parada do Consultório na Rua, que neste ano segue com um cronograma até o dia 28 de dezembro.

Durante os atendimentos é feita a aferição de pressão, verificação da glicose, curativos e entre outros atendimentos. A equipe é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e um agente social que realiza os procedimentos e depois encaminham os moradores em situação de rua para as unidades básicas de saúde (UBS). Agora o programa conta com o serviço de uma médica.

Ouvimos muitas histórias que engrandecem a gente pessoal e profissionalmente, e é uma troca, porque eles também se sentem ouvidos e mais humanos por receberem esse atendimento. É muito gratificante. Quando chego em casa, me sinto uma heroína, eu particularmente gosto muito! ”, destacou a médica Kaythiucce Monick.

O município é o segundo do estado do Tocantins a implantar o Consultório na Rua e tem cadastrado 167 pacientes. Devido à situação que vivem, o público é itinerante. “Ficamos sabendo que, onde eles passam, falam que Araguaína é o melhor lugar para receber esse serviço de saúde”, contou a enfermeira Hisllaeny Almeida.

Wagner Rodrigues, vereador Ygor Cortez, secretária de Saúde na solenidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.