Gurupi

Servidor aproveita cadeira odontológica e cria mesa cirúrgica para castração de animais

Ele conta que o material ficaria em algum depósito e daí veio a ideia em aproveitar.

Por Redação 1.122
Comentários (0)

06/02/2019 10h59 - Atualizado há 5 anos
A cadeira odontológica ficaria no depósito de materiais inservíveis

A criatividade faz toda a diferença e nesse pensamento e atitude é que o servidor da Secretaria de Saúde de Gurupi, Luís Claudio Triers, que trabalha na coordenação de Saúde Bucal, aproveitou uma cadeira odontológica que não estava mais sendo utilizada e fez dela uma moderna mesa cirúrgica para a castração de gatos e cães no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ele conta que o material ficaria em algum depósito e daí veio a ideia em aproveitar e fazer com que aquele item continuasse a ter utilidade, e assim, estudou uma maneira de criar esse projeto que deu super certo e que foi aprovado pelos médicos veterinários. Segundo eles, a 'nova' mesa cirúrgica promove mais conforto tanto para os profissionais quanto para os animais.

Luís Cláudio explica que a mesa regula a altura, luz, possui um bisturi elétrico acoplado e ainda tem o recipiente que recebe as secreções que saem do animal durante a cirurgia e expele já diretamente para o esgoto, num processo de auto higienização.   

O veterinário Pedro Alexandre Alencar comenta que a regulação da altura da mesa facilita o trabalho anulando possíveis desconfortos do profissional na hora do procedimento. Segundo ele, também auxilia na realização de mais cirurgias, o animal fica bem mais confortável, o processo cirúrgico é mais rápido o que consequentemente também auxilia na recuperação do cão ou felino. 

O secretário de Saúde, Gutierres Torquato, ficou satisfeito com a iniciativa do servidor e admirado da inteligência e presteza dele em aproveitar um item que seria descartado para garantir benefícios em outro setor e aproveitar recursos, gerando economicidade.

O coordenador do CCZ, Henrique Alencar, lembra que o Centro realiza castrações de segunda a quinta-feira, sendo em média 50 por semana, conforme agendamento. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.