Nova tecnologia

Sinal do 5G será ativado na capital do Tocantins a partir da próxima semana, anuncia Anatel

5G promete grandes avanços tecnológicos nas áreas de comunicação.

Por Redação
Comentários (0)

19/08/2022 08h18 - Atualizado há 1 ano
Chegada do 5G foi antecipada para Palmas e outras capitais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou a liberação antecipada do sinal da quinta geração de telefonia móvel (5G), na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), na capital do Tocantins já na próxima segunda-feira (22). A previsão anterior era 29 de agosto.

A decisão foi tomada pelo grupo técnico responsável por aprovar a ativação do novo serviço nas capitais, o Gaispi.

As três operadoras encarregadas de levar o serviço às capitais neste primeiro momento são a Claro, TIM e Vivo. Para Palmas, o edital do leilão de licenças 5G exigiu a ativação de no mínimo 12 antenas (quatro para cada operadora), mas as operadoras se comprometeram a ativar 21 estações na segunda-feira. Palmas conta com 114 antenas da tecnologia 4G em operação. O sinal também foi antecipado para o Rio de Janeiro, Florianópolis e Vitória.

O 5G promete grandes avanços tecnológicos nas áreas de comunicação, engenharia, tráfego e até na medicina devido à alta velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzindo o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornando as conexões mais estáveis.

Hoje, a nova geração de serviços móveis pode ser experimentada em oito capitais: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. O 5G puro oferece baixa latência (tempo de resposta a comandos do usuário ou sensores conectados), além de velocidade de até 1 gigabits por segundo (Gbps).

Chegada do 5G

A quinta geração da rede de internet móvel promete uma verdadeira revolução com conexão ultrarrápida e diversos avanços tecnológicos. Em julho a Anatel divulgou um cronograma de quando a nova tecnologia vai chegar às cidades brasileiras.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

A chegada do 5G depende também da desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, que atualmente é utilizada pelas antenas parabólicas da TV aberta e por isso kits serão distribuídos para parte da população.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.