Ocorrências

Supermercado e lanchonete são atingidos por incêndio durante o fim de semana, em Palmas

Nove viaturas, 24 militares e 9 horas de trabalho foram necessários no supermercado.

Por Redação
Comentários (0)

31/07/2023 08h17 - Atualizado há 8 meses
Incêndio mobilizou um grande número de bombeiros e viaturas

Um supermercado pegou fogo na região norte de Palmas, no sábado (29/7). Foi o segundo incêndio de grandes proporções na mesma semana e demandou mais de 9 horas de trabalho direto do Corpo de Bombeiros Militar até o rescaldo, além do trabalho de vigilância. A ocorrência começou por volta das 10h, e a última equipe só saiu do local depois das 19h.

Assim como ocorreu em uma escola particular na quarta-feira, no supermercado também houve a necessidade de um grande número de bombeiros e viaturas no combate, devido às características do local e dos produtos em chamas. O estabelecimento fica na Quadra 404 Norte, na Avenida Palmas Brasil Norte.

Funcionários do supermercado relataram às equipes de combate que o incêndio teria iniciado na Caixa de Distribuição de Energia, tomando grande proporção e levando a algumas explosões, assustando os moradores da vizinhança e pessoas que passavam pelo local.

A estratégia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar foi abrir duas linhas de combate com água a partir da mesma viatura. De imediato, foram acionadas outras viaturas, inclusive da 2ª Companhia, sediada em Taquaralto, bem como da Unidade de Resgate junto ao Quartel do Comando Geral, e a Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS).

Com um suporte maior, três frentes de combate foram distribuídas, sendo uma na lateral externa norte, uma na lateral sul e uma por dentro, acessando a porta principal do estabelecimento, no lado norte.

Só por volta das 13h, o incêndio foi controlado, evitando a propagação para outras edificações vizinhas, bem como para o pavimento superior, acima das entradas de clientes da edificação.

“A partir desse momento, o combate mirou a contenção dos focos menores, em razão de materiais de combustível classe A no meio da edificação, que reacendiam em razão da própria característica e das altas temperaturas no interior”, explicou o tenente-coronel Alex Matos Fernandes, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar que esteve no local durante a fase de combate e início do rescaldo.

Por volta das 14h, as equipes iniciaram o rescaldo, que foi até o final da operação. 

Ao longo desse tempo, as equipes reviraram os materiais e, paralelamente, jogavam água para o resfriamento. Na ocasião, por volta das 16h, duas viaturas precisaram se ausentar em razão do surgimento de outra ocorrência de incêndio em edificação (uma lanchonete junto ao pátio do Detran-TO). O fogo pode ter sido provocado por curto-circuito no ar-condicionado.

Tendo a situação sob controle e o resfriamento parcialmente executado, já que a temperatura estava bem elevada, uma equipe foi destacada para o monitoramento durante toda a noite. Calcula-se que 50 mil litros de água tenham sido usados na operação. O prédio ficou interditado para uma avaliação detalhada em relação à segurança. 

Não houve vítimas. Todos os funcionários deixaram o prédio assim que as chamas começaram.

Dezenas de bombeiros militares foram acionados para atender a ocorrência de combate a incêndio
Incêndio em lanchonete perto do Detran-TO

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.