Em São Miguel do Tocantins

Decisão que anulou concurso público é revertida; 66 servidores tinham sido demitidos

Os servidores tinham sido demitidos em janeiro deste ano.

Por Redação | AF Notícias 868
Comentários (0)

01/12/2021 08h20 - Atualizado há 2 anos
São Miguel do Tocantins

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acolheu, nesta terça-feira (30), um pedido de reconsideração do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e alterou uma resolução que considerava ilegal o concurso público realizado pela Prefeitura de São Miguel do Tocantins em 2016. 

Além de considerar os argumentos sustentados pelo promotor de Justiça Elizon de Sousa Medrado, os conselheiros levaram em conta as manifestações da equipe técnica do Corpo Especial de Auditores e do Ministério Público de Contas, além da fundamentação do voto do relator, conselheiro substituto Márcio Aluízio Moreira Gomes.

Ação judicial

Paralelamente à atuação perante o TCE, o Ministério Público atuou na esfera judicial e obteve uma liminar, em janeiro deste ano, suspendendo os efeitos de um ato administrativo da Prefeitura de São Miguel do Tocantins que havia demitido 66 servidores aprovados no concurso público de 2016.

A demissão dos servidores, que já adquiriram estabilidade, havia sido fundamentada pelo município como cumprimento à Resolução nº 1.046/2020 do TCE. Com a liminar, eles foram reintegrados imediatamente ao serviço público e agora essa nova decisão do TCE garante segurança jurídica.

Ao demitir os servidores em 22 de janeiro, a prefeitura de São Miguel do Tocantins havia deixado de atender a uma recomendação do MPTO que orientava o prefeito a se abster de exonerar ou demitir qualquer servidor aprovado no concurso público e a encaminhar informações ao TCE sobre a regularidade do concurso.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.