Fique atento

Trabalhadores do Tocantins têm até hoje para sacar FGTS de contas inativas; agências abrem em horário normal

Por Redação AF
Comentários (0)

31/07/2017 08h44 - Atualizado há 5 anos
Hoje (31) é o último dia para sacar os valores disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quem perder o prazo, só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como a compra da casa própria, aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças. No entanto, quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo, como no caso de presos e de doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.

No Tocantins 103.521 trabalhadores sacaram o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), até dia 19 de julho. As agências do estado vão funcionar em horário normal, das 11h às 16h.

"Até 1,5 mil basta ter a senha do cartão cidadão e fazer o saque na nossa sala de auto atendimento. Até R$ 3 mil, cartão cidadão, senha, documento de identificação, a pessoa pode sacar nas casas lotéricas e nas nossas salas de auto atendimento. Acima de R$ 3 mil, dentro da Caixa", explicou a superintendente da Caixa.

Se o beneficiário não retirar o dinheiro, o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque, como doenças graves, morte, compra de apartamento ou aposentadoria.

Nessa etapa, o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015. "A Caixa ressalta que o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos que serão contemplados pelo decreto”, informou o banco, em nota. Caixa criou em seu site uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para  0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas. IMPOSSIBILIDADE DE COMPARECER À AGÊNCIA “Nos casos de comprovada impossibilidade de comparecimento pessoal do titular da conta vinculada do FGTS para solicitação de movimentação de valores, o cronograma de atendimento […] não poderá exceder a data de 31 de dezembro de 2018, conforme estabelecido pelo Agente Operador do FGTS”, diz o decreto assinado na última quarta-feira (26) pelo presidente. O documento, entretanto, não detalha quais casos serão considerados impedimentos e quais serão os critérios de comprovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.