Minerva

Trabalhadores passam mal após vazamento de amônia dentro de frigorífico em Araguaína

Várias viaturas de socorro médico foram acionadas para prestar atendimento.

Por Conteúdo AF Notícias 7.577
Comentários (0)

11/08/2020 09h04 - Atualizado há 3 anos
Caso ocorreu na manhã desta terça, 11

Dezenas de funcionários do Frigorífico Minerva, em Araguaína, passaram mal após um vazamento de amônia dentro das instalações da indústria, na manhã desta terça-feira (11).

Três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atendimentos no local.

Alguns funcionários relataram dificuldades para respirar e precisaram de oxigênio. Outros apresentaram desmaios e ânsia de vômitos. O frigorífico foi esvaziado e os trabalhadores se deslocaram para uma área aberta às margens da rodovia BR-153.

A reportagem apurou que o vazamento ocorreu por volta das 7h30 na sala de máquinas, onde estão a câmara de refrigeração de carne e a central de distribuição de gás. A troca de turno dos funcionários ocorreu às 7h.

Conforme os funcionários, não houve nenhum alerta de emergência, tipo aviso sonoro. Os supervisores teriam avisado em cada departamento sobre o incidente e os trabalhadores saíram correndo de dentro do prédio.

O QUE DIZ O FRIGORÍFICO MINERVA 

"Registramos, na manhã desta terça-feira (11), a abertura de um dos dispositivos de segurança da sala de máquinas da unidade de Araguaína, conforme projeto, que foi rapidamente solucionada.

Seguindo o nosso plano de emergência, a planta foi imediatamente evacuada para garantir a segurança dos colaboradores e da operação. Houve o pronto atendimento pelo Corpo de Bombeiros e do SAMU, e todos os funcionários passam bem. Todas as medidas de segurança e verificações foram feitas.

Reforçamos ainda que a segurança de nossos colaboradores é nossa principal prioridade, por isso, seguimos todas as normas nacionais e internacionais em nossas operações". 

GÁS PERIGOSO

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade, o que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.

OUTROS EPISÓDIOS

Apenas no ano de 2013 foram registrados três vazamentos de amônia dentro do Frigorífico Minerva em apenas quatro meses. O primeiro aconteceu no mês de março, quando o frigorífico foi interditado após o rompimento de uma válvula do sistema de refrigeração das câmeras frias, que liberou uma grande quantidade de amônia no ambiente. Nesta ocasião, 51 funcionários foram hospitalizados.

O segundo vazamento aconteceu em junho. Um forte cheiro de gás foi sentido pelos moradores da vizinhança durante um final de semana e chamaram o Corpo de Bombeiros.

O terceiro foi no final de julho. Os moradores do setor Pontes contam que ouviram um estrondo e depois viram os funcionários do frigorífico correndo para fora da indústria, além de muita fumaça sobre o prédio. Eles também sentiram um forte cheiro de gás.

Alguns funcionários precisaram de oxigênio
Frigorífico foi esvaziado
Segundo trabalhadores, não houve alerta de emergência
Samu e Corpo de Bombeiros foram acionados
Trabalhadores ficaram às margens BR-153

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.