Araguaína

Nova UBS exclusiva para covid-19 atende dezenas de pacientes no 1º dia de funcionamento

Unidade é a terceira em Araguaína com esta finalidade.

Por Redação 1.212
Comentários (0)

18/05/2020 14h52 - Atualizado há 3 anos
UBS do Setor Alto Bonito

A Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito, iniciou as atividades como terceira unidade de referência para atendimento exclusivo a casos suspeitos de covid-19 em Araguaína nesta segunda-feira (18).

Ainda pela manhã, dezenas de pessoas procuraram atendimento na unidade. “Estou há dias com sintomas leves. Procurei atendimento na rede particular e fui orientada a vir para a UBS”, relatou a estudante Natália Braga, de 20 anos.

Por apresentarem sintomas leves, os pacientes são orientados a fazer o isolamento social por 14 dias, independente do resultado do teste rápido. Caso os sintomas piorem, a recomendação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, explicou a médica Gisele Carvalho.

Onde e quando procurar atendimento

As três UBS’s referências no atendimento exclusivo à covid-19 (setores Alto Bonito, JK e Couto Magalhães) são para os pacientes com sintomas leves da doença: febre abaixo de 38 graus, tosse, dor de garganta e coriza.

Quem tiver os sintomas leves, mesmo que não veja a necessidade de procurar assistência médica, a orientação é para ficar em casa em isolamento por 14 dias.

Já aquelas pessoas com febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Setor Araguaína Sul. 

Para os casos moderados e graves, a Prefeitura também disponibiliza um número de telefone para informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de suspeita do coronavírus. A conversa via WhatsApp será direta com o médico, que dará orientações sobre como esse paciente deverá proceder pelo número (63) 99105 3625. 

Cumpri os 14 dias em isolamento, e agora?

Findados os 14 dias em isolamento social, se o paciente não estiver sentindo nada, poderá voltar às suas atividades normais. Caso ainda tenha algum sintoma ou alguma alteração clínica, ele deve voltar à unidade para ser novamente avaliado”, explicou o superintendente municipal da Atenção Básica, Murilo Bastos.

Rede hospitalar

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 47 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).

A partir do dia 20 está previsto o início das atividades da Unidade Corona Norte, no prédio da antiga UPA Vila Norte, que inicialmente contará com 15 leitos, contribuindo com o aumento de leitos para a população de 64 municípios do Tocantins.

(Mara Santos)

Paciente sendo atendida

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.