CER

'Um marco para o Brasil', diz Michelle Bolsonaro sobre inauguração do Centro de Reabilitação de Araguaína

Gerenciado pelo Hospital de Amor, o CER atenderá a uma média diária de 100 pessoas.

Por Redação 4.404
Comentários (0)

09/11/2019 09h28 - Atualizado há 4 anos
Michelle Bolsonaro

A população de Araguaína e de mais 63 municípios da região recebeu nesta sexta-feira (08) o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Luiz Flávio Quinta, que será administrado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo Hospital de Amor.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Ronaldo Dimas destacou a parceria. “Nada melhor do que ter uma instituição de porte nacional e internacional gerenciando o CER. Instituição que virá mais tarde também gerenciar o que seria mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e tornará um centro de prevenção e diagnóstico do câncer”, informou Dimas.
 
Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade de inauguração a senadora Kátia Abreu, o deputado federal Tiago Dimas, o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, os deputados estaduais Rérisson Macedo e Elenil da Penha, entre outras autoridades.
 
Referência na Região Norte

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, que é madrinha do Hospital de Amor, falou à população de Araguaína e região por meio de um vídeo transmitido no telão para a inauguração da nova unidade. "Essa nova unidade vai atender aos quatro tipos de reabilitação: física, intelectual, visual e auditiva. É um marco para a Região Norte e também para o Brasil. Essa unidade vai ser a primeira de uma nova rede de reabilitação", afirmou.
 
Não adianta ter uma boa estrutura, bons médicos, se não houver amor, se não tratar a todos por igual. E é isso que os pacientes sentirão aqui, serão acolhidos e tratados como se fossem da família”, afirmou o presidente Henrique Prata.
 
Cidade inclusiva

"Araguaína está se projetando como uma cidade cada vez mais inclusiva. Nós não queremos ser cuidados, queremos ser projetados para a independência e reabilitação faz isso: promove cidadania, independência e segurança", ressaltou o presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Araguaína (ADA).
 
Com dados da Secretaria Municipal da Saúde, estima-se que 22% da população do Estado sofrem de algum tipo de deficiência. Em Araguaína, a estimativa é 24%, o que corresponde a aproximadamente 40 mil pessoas. Em sua plena atividade, o CER terá capacidade de atender a uma média diária de 100 pacientes.
 
Investimento

Foram investidos no CER R$ 5,1 milhões na construção, com emenda da senadora Kátia Abreu, e R$ 2 milhões em equipamentos, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do Município.
 
Já inaugurei diversas obras em todo o Estado, mas nada me deu mais orgulho e alegria que este equipamento de saúde, que trará esperança e motivação para quem hoje se encontra impossibilitado de se movimentar e de realizar suas atividades. Em tempos em que testemunhamos tanta agressividade e rancor, este CER vem trazer igualdade, amor, compaixão e solidariedade”, assegurou a senadora.
 
Estrutura

O CER fica localizado entre os loteamentos Cidade Nova e Lago Azul e tem área total de 2.120 m², sendo 2.050 m² edificados. O centro tem 32 consultórios para diversos tipos de atendimentos a pessoas com deficiência. A unidade também conta com box de terapia, fraldários adulto e infantil e refeitório, além de dois veículos adaptados para atendimento exclusivo dos pacientes.

Homenagem

O CER recebeu o nome de Luiz Flávio Quinta, natural de Araguari (MG). Ele mudou-se para Araguaína na década de 1970. Apaixonado pelo campo e por aeronaves, foi um dos pioneiros da aviação no então norte goiano, motivando a formação de vários pilotos na região.
 
Além de pecuarista, foi muito influente na comercialização de bovinos, contribuindo diretamente para o fortalecimento do agronegócio na região norte do Tocantins. Em 2010, aos 50 anos, foi vítima de um desastre aéreo quando o helicóptero que pilotava caiu na cidade de Imperatriz - MA.
 
Pai de Luiz Flávio, o ex-prefeito de Araguaína Joaquim Quinta ressaltou a visão e competência do prefeito Ronaldo Dimas. “Este local representa a redenção da região, onde a população araguainense e de todos os municípios vizinhos serão beneficiadas”, afirmou.

(Mara Santos)

Inauguração ocorreu nesta sexta, 08
Momento da inauguração

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.