Saúde

Unidade com 20 leitos exclusivos para pacientes da covid-19 abre nesta quinta em Araguaína

Dimas vistoriou as instalações da unidade de saúde.

Por Redação 998
Comentários (0)

20/05/2020 08h12 - Atualizado há 3 anos
Unidade Corona Norte

A Unidade Corona Norte vai abrir as portas para recebimento de pacientes em tratamento da covid-19 nesta quinta-feira (21), em Araguaína. São 20 leitos totalmente equipados. 

A equipe já está treinada, os equipamentos estão na unidade, temos uma ala com cinco leitos já completamente montada. Acredito que a cada dia novos cinco serão colocados em funcionamento até que tenhamos, em breve, todos os 20 leitos em pleno atendimento a pacientes em estado moderado da doença”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.

Além dos leitos já instalados, existe a possibilidade de ampliação de mais 20 leitos na unidade, caso haja necessidade.

Parcerias

O Município é o único do Tocantins a instalar leitos exclusivos para à pandemia. Para a agilidade do processo e otimização dos recursos, Araguaína contou o apoio, no empréstimo de equipamentos, das prefeituras de Colinas, Wanderlândia, Goiatins e Campos Lindos.

Para o secretário municipal da Saúde de Campos Lindos, Corinto Júnior, o apoio da região é importante. “Nossa cidade é muito pequena e não temos porque ter um hospital de campanha aqui, então o prefeito Jessé entendeu que é muito melhor ajudar a referência, que tem respiradores, logística e especialistas capacitados para o tratamento”, afirmou.

Os outros itens foram comprados com recursos destinados exclusivamente para o combate da covid-19 no Município e os valores desses equipamentos fornecidos pelos municípios serão utilizados para implementar mais serviços

Outros parceiros

Além dos municípios vizinhos, a Prefeitura teve também o apoio do deputado federal Tiago Dimas, com a destinação de emenda parlamentar, que contribuiu para a reforma e adequação do antigo prédio, e dará o suporte necessário para manutenção da estrutura da unidade. Outra contribuição para a montagem da estrutura partiu do Grupo Nosso Lar de Araguaína com a doação do valor de R$ 350 mil.

Todo processo para funcionamento e operacionalização dos novos leitos da Unidade Corona Norte faz parte da ação realizada em conjunto com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

 Do atendimento

A Unidade Corona Norte receberá pessoas em estado moderado da covid-19 e contará com todo atendimento necessário para internação clínica do paciente, dispondo também de respiradores para a estabilização em caso de evolução da doença para o estado grave e precisar ser transferido para outra unidade.

Os leitos foram estruturados com ventiladores pulmonares, carro de parada e monitorização com monitores, oxímetros, bombas de infusão, além de mobiliário geral. A equipe de suporte clínica contará com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, farmacêutico, bioquímico, entre outros.

Rede hospitalar

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 47 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).

Com os novos leitos da Unidade Corona Norte, o Município salta para o número de 67 leitos na cidade. “Nossa meta é ter, para atendimento aos casos mais graves, 110 leitos, sendo 55 UTI. Se necessário, já temos definido local para implantação de hospital de campanha” completou Dimas.

Dimas vistoriando a unidade

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.