Política

Enfermeira se destaca como vereadora ao presidir Câmara por duas vezes no 1º mandato

Rosângela destaca o papel da mulher e cobra por igualdade.

Por Redação 876
Comentários (0)

25/02/2022 07h35 - Atualizado há 2 anos
Rosângela Mecenas trabalhou na área da saúde por mais de 18 anos

Em Porto Nacional, município que possui 282 anos de história e 159 anos de emancipação política, a vereadora Rosângela Mecenas (Republicanos) será a primeira mulher a presidir por duas vezes a Câmara Municipal no mesmo mandato. 

Enfermeira e servidora pública estadual, Rosângela Mecenas, atual presidente da Câmara Portuense, foi candidata a vereadora em 2016 e ficou como suplente. No pleito de 2020, foi eleita pelo Republicanos. Ela disse que persistiu “para que desse um voo para realização de um sonho". "Adoro ajudar as pessoas e ser resolutiva nas políticas públicas”, comentou sobre sua eleição no ano de 2020. 

Duas vezes presidentes

A presidente da Câmara lembra que as vagas do Legislativo Municipal foram ocupadas apenas por homens durante três mandatos. Além disso, nunca antes, duas mulheres haviam sido eleitas para a vereança na mesma disputa eleitoral, frisando a eleição da vereadora Joelma de Luzimangues, também eleita em 2020. 

"Hoje as pessoas estão vendo que podemos concorrer, ganhar e presidir uma Casa de Leis, com a mesma competência de um homem, digo isto, porém, jamais desmerecendo eles”, afirma Rosângela.

De acordo a presidente, "a política está mudando, tendo mais participação e envolvimento das mulheres dentro do processo eleitoral. Como na eleição de 2020, onde tivemos grandes mulheres na disputa eleitoral, que já prestaram muitos serviços para a população de Porto Nacional, concorrendo a uma vaga no Legislativo”, afirmou a parlamentar. 

Mensagem às mulheres 

“Quando algo vem do coração, é porque Deus está permitindo e colocando dentro de nós que tudo aquilo é possível. Eu ainda criança, já falava para minha mãe: ‘a senhora ainda vai me acompanhar, ouvindo o hino nacional, eu como vereadora ou prefeita de Porto Nacional. Com tudo isso que está acontecendo em minha vida, eu deixo para todas as mulheres, a mulher mãe, a mulher profissional, a mulher dona de casa, emfim todas as mulheres: você tem um sonho em seu coração? Corra atrás dele! nunca se diminua e ache impossível por ser mulher, porque para representar o povo, pode ser um homem, mas também pode ser uma mulher. Não precisa pisar em ninguém para conseguir, pois quando lutamos com respeito e dignidade, a gente consegue”, concluiu Rosângela.

Histórico 

Rosângela Rocha Mecenas é filha de Moisés Mercenas e Noemia Aparecida, família tradicional portuense, é enfermeira, casada e tem três filhos. Trabalhou na área da Saúde por mais de 18 anos. Já ocupou o cargo de Chefe de Gabinete de Secretário Municipal de Saúde. Esteve à frente da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde e foi Diretora do Hospital Infantil Tia Dedé, no município.

(Colaboraçao de Romilton Pereira | Folha do Tocantins)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.