31 casos

Vigilância confirma transmissão sustentada de coronavírus em Palmas: 'perfil mudou', alerta

Três casos foram infectados por transmissão comunitária e dois estão em investigação.

Por Redação 2.673
Comentários (0)

25/04/2020 21h20 - Atualizado há 3 anos
Capital já tem transmissão comunitária da doença

Os números da pandemia avançam em Palmas com a confirmação de mais um diagnóstico positivo de Covid-19, contabilizando 31 casos neste sábado (25).

A Vigilância Epidemiológica afirmou que está comprovado que a Capital possui casos de transmissão comunitária (sustentada da covid-19). Isso requer atenção redobrada às medidas de restrição de deslocamento, distanciamento social e higiene pessoal.

Conforme a Vigilância, o perfil de transmissão da doença mudou na Capital, não se limitando aos viajantes. Portanto, a transmissão pode ocorrer em qualquer local da cidade, como espaços públicos, comércio ou ambientes fechados.

Os casos descartados já somam 485, ou seja, aqueles pacientes que eram tratados como suspeitos, mas testaram negativo. A capital ainda possui 1.367 notificações de síndromes gripais.

Estado de saúde

Dos 31 casos confirmados, 17 encontram-se em isolamento domiciliar e dez receberam alta e são considerados recuperados.

Três pessoas estão internadas em Palmas, duas delas em unidade hospitalar pública e a outra em um hospital particular, os quais apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados neste sábado, dia 25. A Capital registrou um óbito por Covid-19 até o momento.

Formas de contágio

A respeito das formas de contaminação, dos 31 casos positivos, cinco foram infectados no exterior, nove contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros 12 por contato com casos confirmados de Palmas.

Dois casos estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas. Os três casos restantes foram infectados por transmissão comunitária, ou seja, não se sabe a origem da contaminação, podendo ter ocorrido em qualquer ponto da cidade. 

Cenário no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 17 horas deste sábado (25), o Brasil somava 58.509 casos de covid-19, com 4.016 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,9% dos casos confirmados. Nas últimas 24 horas foram a óbito 346 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

Fiscalização da  Vigilância Sanitária

Uma equipe da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) visitou neste sábado (25), diversos estabelecimentos comerciais na Capital, especialmente supermercados e hipermercados localizados na Avenida Teotônio Segurado. A ação teve como finalidade verificar se estão sendo seguidas as recomendações de higiene, proteção e distanciamento entre as pessoas para evitar a propagação da Covid-19.

Os inspetores sanitários observaram um aumento no fluxo de clientes nesses locais. “Realizamos abordagens para cobrar a ampliação dos cuidados com a limpeza dos carrinhos, o controle de aglomerações e a oferta de produtos para a higienização das mãos dos clientes na entrada dos comércios”, explicou o inspetor Márcio Trevisan. 

As orientações também foram dadas aos funcionários no intuito de enfatizar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e para que eles atuem como fiscais, exigindo o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, principalmente nas filas.

Os inspetores notaram também um aumento da circulação de idosos nos locais visitados. Trevisan informou que alguns supermercados estão adotando horário preferencial para o grupo de risco. “É necessário que as pessoas se atentem a esses horários para evitar maior aglomeração e diminuir o risco de contágio”, enfatizou ao acrescentar que se cada um fizer sua parte, menor será o risco de contágio para todos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.