CAPS II

Em vistoria, promotor constata falta de mais de 20 tipos de medicamentos em CAPS de Palmas

MPTO averiguou instalações, infraestrutura e serviços oferecidos pelos CAPS.

Por Redação
Comentários (0)

21/07/2023 14h35 - Atualizado há 9 meses
Vistoria do MPTO

Vistoria feita pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, constatou falta de medicamentos em dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Palmas.

Em um deles – o CAPS II – verificou-se que havia falta de 22 tipos de remédios. No CAPS III também há problemas de abastecimento na farmácia, mas a quantidade de medicamentos que faltava ainda não havia sido contabilizada pelos funcionários.

De acordo com o promotor, os remédios que faltam nos CAPS devem ser distribuídos de forma gratuita à população, já que constam na lista do SUS. O fornecimento de medicamentos aos pacientes é previsto na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata dos princípios do SUS.

Durante as vistorias, feitas na manhã dessa terça-feira (18), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) averiguou também as instalações, as infraestruturas e os serviços oferecidos pelos CAPS. No CAPS II, a situação é mais preocupante, segundo o promotor, já que os atendimentos são realizados em uma casa alugada, que recebe cerca de 160 pacientes diariamente.

O MPTO esteve atento a todos os detalhes, desde as necessidades mais simples (como o conserto de uma janela quebrada desde o início do ano) até as mais importantes e urgentes, como a cobertura da piscina (para evitar o acúmulo de água e, consequentemente, eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana).

O promotor de Justiça informou que encaminhará ofício à Prefeitura de Palmas solicitando que as irregularidades sejam sanadas.

Vistoria do MPTO

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.