Cerca de 25 espécies

Viveiro Municipal disponibiliza até 20 mudas para cada morador de Araguaína

Além das doações, os técnicos que trabalham no local estão disponíveis para orientação aos moradores sobre o plantio e cultivo de hortas.

Por Redação 2.085
Comentários (0)

09/01/2019 17h43 - Atualizado há 5 anos
Mudas no viveiro

Tornar Araguaína mais verde, sustentável e agradável para todos os cidadãos: esse é o objetivo da distribuição de mudas feita no Viveiro Municipal. 

Além das doações, os técnicos que trabalham no local estão disponíveis para orientação aos moradores sobre o plantio e cultivo de hortas.
 
Localizado na Rua José de Assis, s/n, no Setor Santa Helena, o viveiro disponibiliza aproximadamente 25 espécies, sendo elas frutíferas, nativas e de jardim. São mudas como açaí, ata, cupuaçu, aroeira e ipês. 

Cada pessoa pode retirar até 20 mudas e, depois de escolher, é preciso apenas preencher um formulário com os dados pessoais e iniciar o plantio. O horário de funcionamento é de 7 às 15 horas.
 
Conscientização

Os benefícios de plantar uma árvore são inúmeros, segundo o diretor de Parques e Jardins, Alcy Batista. “Além de purificar o ar, ajuda a prevenir erosões causadas pela chuva. Quando se trata do meio ambiente, até pequenas atitudes sustentáveis contam”, diz ele.

Ainda de acordo com Batista, o viveiro necessita de doações de sementes e os moradores podem ajudar com sementes de alimentos que consomem normalmente. “São os pequenos atos de cada um que fazem da cidade, um lugar melhor para todos”, afirmou.
 
Faça sua horta

O diretor ainda dá dicas para produção de horta caseira e com poucos gastos. "É preciso três pneus velhos, sendo um deles de caminhão, terra vegetal e esterco. Com o maior deitado, faça um corte horizontal, partindo-o então pela metade. Em seguida, coloque um em cima do outro com o pneu maior já cortado no topo. Para dar sustento, pode adicionar areia aos pneus, mas a ideia é usar a criatividade”, disse.
 
Ele continua o tutorial para iniciar a jardinagem. “Adicione a terra e depois uma camada de esterco. Para os iniciantes, é indicado o plantio de coentro e cebolinha, que são de fácil acesso, encontrados em mercados e feiras, além de temperos comuns. Corte as raízes e plante-as. Ague duas vezes ao dia e lembre- se de sempre checar por água parada”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.