Saúde

Unidades básicas terão atendimento ampliado para 12 horas ininterruptas em Araguaína

Mudança vai ajudar quem trabalha durante o horário comercial.

Por Redação 1.098
Comentários (0)

05/04/2021 10h51 - Atualizado há 3 anos
Para se consultar, o morador deve fazer o agendamento pelo 0800 da Saúde (0800 641 2200)

A Prefeitura de Araguaína está ampliando o horário de atendimento nas UBS (unidades básicas de saúde) e já tem a primeira funcionando por 12 horas seguidas, incluindo no período do almoço e parte da noite.

A primeira unidade com horário ampliado é a UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, na Vila Aliança. Desde o último dia 15 de março, a unidade atende das 7 às 19 horas, disponibilizando serviços na área da saúde da família e também bucal.

“A mudança ajuda principalmente quem trabalha muito durante o horário comercial e acaba não tendo tempo para se cuidar ou até mesmo de levar o filho para a consulta. Conseguimos implantar uma e já temos planejadas outras. A próxima será no Setor Araguaína Sul”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues sobre o objetivo.

Essa ampliação de horário faz parte do programa Saúde na Hora, do Governo Federal, que disponibiliza parte do recurso para aumentar de 40 para 60 horas semanais o serviço nas UBS. “A estratégia ajudar organizar a atenção primária, reduz custos do SUS e da demanda de atendimento na UPA”, ressaltou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

UBS DA VILA ALIANÇA

De acordo com a superintendente da Atenção Básica, Thaize Eneias, com as portas abertas até mais tarde, a expectativa é de que o acesso da UBS da Vila Aliança cresça 15%. Atualmente, a unidade realiza 1.450 consultas médicas por mês, mais 960 atendimentos de enfermagem e 690 tratamentos dentários. “Temos três equipes nessa unidade que vão se revezar para manter sempre o serviço disponível”, explicou.

Nas unidades são ofertados diversos atendimentos do Programa de Saúde da Família, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), teste do pezinho, testes para DSTs, teste de gravidez, teste de glicemia, imunização, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração e distribuição de medicamentos.

CONSULTAS

Para se consultar, o morador deve fazer o agendamento pelo 0800 da Saúde (0800 641 2200). A UBS Dr. Francisco atende moradores de toda região, que abrange 16 setores mais a região da Nova Feirinha, entre eles parte do Bairro São João, Senador, parte do Centro, Jardim América, parte do Jardim das Palmeiras, Santa Mônica, Alaska, Carajás, Dona Nélcia, Horizonte, Santa Helena, Tecnorte, Urbano, Vila Aliança, Beira Lago e Belo Horizonte.

(Ascom)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.