Inauguração

Wagner reinaugura UBS e agradece dedicação de servidores; outras 7 unidades estão em obras

 Unidade é a primeira de 8 que serão entregues ainda este ano;

Por Redação 744
Comentários (0)

13/10/2022 11h20 - Atualizado há 1 ano
Prefeito chamou à frente a equipe de atendimento da unidade

Araguaína está com oito Unidades Básicas de Saúde em obras e a primeira a ser entregue foi a UBS Manoel dos Reis, no Jardim das Flores, nesta terça-feira (11). A solenidade de entrega da reconstrução e ampliação de toda a estrutura contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, secretários municipais, vereadores, servidores da unidade e a família do cidadão homenageado que dá nome à UBS.

Além de destacar a modernização dos prédios, Wagner chamou atenção para a necessidade do atendimento humanizado à população. O prefeito convidou toda a equipe de saúde da unidade para ir à frente de todos e agradeceu pela dedicação, e ainda reforçou o pedido para acolher os pacientes da melhor forma possível.

“Desde o primeiro dia que assumi a gestão, eu peço para as equipes priorizarem o atendimento humano, eu sempre peço que nossos servidores tratem bem o nosso povo. Nós temos que nos importar com o problema do outro. Ele vem porque tem necessidade e aqui na UBS ele precisa ser acolhido, receber um bom tratamento”, disse o prefeito.

Um espaço maior e melhor

A UBS do Jardim das Flores recebeu novas pinturas interna e externa, todo o sistema elétrico foi renovado, o telhado, calhas, rufos e teto de gesso foram totalmente substituídos e o piso recebeu aplicação de resina acrílica. As paredes foram impermeabilizadas, pontos de acesso à internet foram colocados em todas as salas de atendimento e a estrutura foi ampliada para receber duas novas cadeiras de atendimento para o consultório de odontologia.

Outro investimento importante está na acessibilidade aos prédios para os pacientes com dificuldade de mobilidade. Foram criados banheiros próprios para pessoas com necessidades especiais e rampas de acessibilidade. O acesso também foi facilitado entre as alas médica e odontológica com a construção de uma passarela cobertura e corrimão.

A unidade está preparada para atender uma população de quase oito mil pessoas de 15 setores e quatro zonas rurais: Jardim das Flores, Morada do Sol 1 e 3, Ana Maria 1 e 2, Setor Tocantins, Jardins Siena, Jardim Mônaco, Vila Ribeiro, Loteamento Bouganville, Jardim Belo, Jardim Paraíso, Jardim Veneza, Residencial Flamboyant, Vila Gabriel e as zonas rurais Jacuba, Jacubinha, Coco Salviano e Sargento Edson.

Todas as unidades contempladas

Além da UBS no Jardim das Flores, as UBS Bairro de Fátima, Albeny Soares (Setor Couto) e Avany Galdino da Silva (Bairro São João) também estão em obras e serão entregues neste ano. A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, ressaltou que todas as unidades vão receber investimentos da Prefeitura.

“Iremos reformar todas as 20 UBS da cidade e ainda vamos entregar mais quatro novas unidades no distrito do Novo Horizonte, Vila Azul, Raizal e Araguaína Sul, facilitando o acesso de quase 20 mil moradores dessas regiões”, afirmou a secretária.

A comunidade apoia e agradece

O presidente do Conselho Municipal de Saúde e da ADA (Associação dos Deficientes de Araguaína), Marques Elex, lembrou que, quando estão fragilizados, no momento da doença, os cidadãos querem encontrar um equipamento público que acolha de forma humanizada, atenciosa. E Araguaína tem cumprido esse papel.

“Isso significa que os nossos impostos estão voltando e de forma vigorosa em forma de equipamentos públicos que dão qualidade de vida para as pessoas. Nós, araguainenses, podemos sentir o orgulho de sermos daqui, porque nós sabemos que, se estivermos fragilizados, o SUS nos abraçará. Que bom que nós temos pessoas que se preocupam com pessoas, que fazem dos recursos públicos recebidos dos impostos uma força para fazer nossa cidade ter qualidade de vida”, pontuou o presidente.

A presidente do Jardim das Flores, Ceiça Pessoa, também agradeceu o compromisso da gestão com os anseios da comunidade. “O sentimento de hoje é de gratidão a Deus e à gestão da cidade pelo belo trabalho. A gente já havia pedido algumas vezes para fazerem melhorias aqui no postinho, porque o movimento sempre foi grande. E agora fomos atendidos, é só alegria. Isso aqui vai melhorar muita coisa”.

Mais qualidade e reconhecimento

Na oportunidade, a secretária Ana Paula anunciou a criação do Selo de Qualidade da Atenção Básica, que tem o objetivo de promover a gestão da qualidade e a excelência na gestão das unidades básicas de saúde de Araguaína. O selo consiste em um sistema próprio de avaliação periódica interna e externa para dar o devido reconhecimento às equipes de saúde da família que atingirem a pontuação dos indicadores do Previne Brasil.

“A partir desse mês, iremos capacitar todas as equipes de saúde das UBS sobre o selo e como ele será trabalhado. A equipe que alcançar as metas dos indicadores receberão pagamento pelo desempenho. Será um incentivo financeiro com repasse do Ministério da Saúde que vai para o Fundo Municipal da Saúde”, informou Ana Paula.

O Previne Brasil é um programa criado pelo Governo Federal em 2019 com a finalidade de mudar a forma de repasse dos recursos aos municípios. A proposta é aumentar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária e o vínculo das pessoas com as equipes de Saúde da Família, saúde bucal, Consultório de Rua, entre outros.

Equipamentos na UBS do setor Jardim das Flores

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.