Política

Emedebista raiz, Elenil da Penha é o único deputado a permanecer no MDB após debandada geral

Ele é um dos membros históricos do partido no Tocantins.

Por Conteúdo AF Notícias 1.114
Comentários (0)

03/04/2022 09h55 - Atualizado há 2 anos
Elenil da Penha

Quatro dos 5 deputados estaduais eleitos em 2018 pelo MDB saíram do partido nesta janela partidária e deixaram a sigla praticamente esvaziada.

Jorge Frederico, Nilton Franco Valdemar Júnior migraram para o Republicanos do governador Wanderlei Barbosa e pré-candidato à reeleição. Já Jair Farias foi para o União Brasil da Professora Dorinha.

O único a permanecer fiel no MDB foi Elenil da Penha, um dos membros históricos do partido no estado, no qual está filiado há décadas. 

A trajetória política de Elenil teve início em 1994, quando atuou no movimento estudantil em Araguaína. Em 1996 foi eleito vereador pela primeira vez e ocupou uma cadeira na Câmara por 16 anos, seis como presidente. Em 2010 ficou como suplente de deputado estadual. Em 2013, comandou a Secretaria de Habitação de Araguaína. Em 2014, conquistou uma cadeira na Assembleia, sendo reeleito, em 2018, para um novo mandato.

O MDB é presidido no Tocantins pelo ex-governador Marcelo Miranda.

'Indefinições'

O deputado Valdemar Júnior  explicou os motivos que o levaram a decidir pela desfiliação do partido.

“As mudanças no quadro político do estado tornaram difícil a nossa permanência e também as indefinições de como se dará a união dos partidos por meio do novo sistema de composição, as Federações”, disse.

Deputados que saíram do MDB

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.