Agressões físicas

Comemoração da vitória de Lula em Araguaína tem confusão entre apoiadores e PMs; vídeo

Partido dos Trabalhadores pedirá investigação sobre os fatos.

Por Conteúdo AF Notícias 3.057
Comentários (0)

31/10/2022 11h30 - Atualizado há 1 ano
Momento em que o PM agride o motociclista na Via Lago.

Centenas de apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saíram em carreata pelas principais ruas e avenidas de Araguaína na noite deste domingo (30), como sempre ocorre após a confirmação de vitória de qualquer candidato na cidade.

A comemoração seguiu até a Via Lago, onde a carreata foi barrada pela Polícia Militar e apoiadores registraram cenas de agressões feitas por militares.

Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, um motociclista que estava sem capacete é agredido com socos e tapas por dois PMs. Outro vídeo mostra um policial dando um empurrão em um homem, ocasião em que outro militar já chega lançando spray de pimenta.

VÍDEO

O deputado federal Célio Moura (PT), que participava da comemoração, afirmou que irá denunciar a ação desses policiais. Ele classificou as agressões como "covardes e sem nenhuma justificativa". “Vamos representar os maus policiais militares. Não podemos aceitar isso como normal”, afirmou Moura.

Estávamos pacificamente comemorando a vitória do presidente Lula nas eleições deste domingo dia 30, em Araguaína, quando houve a agressão violenta por parte dos componentes da PM na Via Lago. Vamos exigir a apuração dos fatos e punição dos militares na forma da lei, pelo comando da PM tocantinense”, declarou.

Segundo os apoiadores, a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) não estava na Via Lago, algo incomum, pois a corporação sempre atua em manifestações ou comemorações em vias públicas da cidade.

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – ARAGUAÍNA-TO

NOTA DE REPÚDIO À AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR EM ARAGUAÍNA

"O Partido dos Trabalhadores (PT) vem a público expressar sua indignação e repúdio à ação truculenta da Polícia Militar contra cidadãos araguainenses que comemoravam pacificamente a Vitória do Presidente Lula em local público (Via Lago).

Manifestamos apoio e solidariedade aos cidadãos e companheiros que foram vítimas da arbitrariedade da PM durante as manifestações ocorridas na noite do dia 30 de outubro, quando cidadãos expressavam sua alegria em ver o País de volta aos trilhos da democracia. 

Lamentavelmente, o povo foi reprimido, tendo tolhido o seu direito à legítima manifestação. A polícia agiu impregnada de ódio por conta do resultado de um processo lícito e democrático, deixando de efetuar o seu real trabalho que era garantir a segurança dos manifestantes.

Não é a primeira vez que a Polícia Militar comete truculência e violência contra os cidadãos trabalhadores, servidores públicos municipais, estaduais, federais, além de trabalhadores rurais. O fato recorrente nesse governo, culminou até mesmo em mortes de inocentes, utilizando camburões como Câmara de gás, situação ocorrida no Nordeste pela PRF. Será que queremos ver essa cena em nossas ruas? 

Com violência exacerbada e abusiva a população de Araguaína foi vítima de agressões físicas e com spray de pimenta, soma-se ao fato à falta do diálogo efetivo e necessário. Esses tristes episódios de agressão nos levam a reafirmar que o modelo de segurança pública adotado por vários estados de nosso país continua obsoleto - não acompanhou as transformações ocorridas no Brasil e do mundo nos últimos 50 anos.
Exigimos apuração urgente dos fatos e punição exemplar dos policiais envolvidos para que tal fato não se repita com os arroubos próximos da ditadura, os tempos são outros, é tempo de esperança!

Edmundo Rodrigues Costa | Presidente do Diretório Municipal PT Araguaína"

NOTA DA POLÍCIA MILITAR

Em relação ao fato envolvendo policiais militares e um motociclista, ocorrido na noite de domingo, 30, por volta das 20h40min, na Avenida Via Lago em Araguaína-TO, a Polícia Militar esclarece que, após o término do horário de votação, grupos de apoiadores dos dois candidatos à Presidência da República reuniram-se no local mencionado, quando iniciaram provocações de ambos os lados.

A fim de evitar conflitos e possíveis agressões entre os grupos, e com intuito de reestabelecer a ordem e garantir a segurança de todos, a  Polícia Militar esteve no local e manteve os grupos em áreas separadas, evitando que esses mantivessem algum tipo de contato físico, bem como garantir que os grupos desocupassem a via para fluidez do trânsito. Foi quando um motociclista adentrou na via sem capacete , desconsidere infringindo a legislação de trânsito e colocando em risco sua integridade física e parou no meio da via, obstruindo o trânsito e ficando próximo ao grupo de apoiadores opostos ao que ele pertence. O policial militar deu uma ordem legal e necessária naquele instante para que o referido motociclista colocasse o capacete e se retirasse do meio da via para que o trânsito pudesse fluir, porém, o motociclista passou a insistir a não obedecer, alegando que poderia permanecer no meio da via obstruindo o trânsito.

Diante dos fatos, o militar comunicou ao motociclista que se ele insistisse em desobedecer a ordem legal, estaria diante de uma situação de flagrância de cometimento de crime e ele seria conduzido para a delegacia.  Assim, o condutor se retirou do local.

Em outro momento, houve um desentendimento entre um condutor de um caminhão e um grupo de apoiadores opositores. Um condutor de um caminhão adentrava na via, porém, em um certo trecho ficou impossibilitado de trafegar, pois havia um grupo de pessoas no meio da via. Enquanto a polícia militar orientava o condutor do caminhão, que estava com filho e esposa no interior do veículo, a se retirar do local, um indivíduo do sexo masculino, arremessou uma lata de cerveja em direção ao caminhão, que quase acertou na esposa do condutor deste veículo. Nesse momento, policiais militares intervieram no sentido de cessar a agressão do indivíduo e fazer com que ele se retirasse do local, o que foi feito.

Sobre a atuação dos militares diante dos fatos em epígrafe, a Polícia Militar esclarece que a intervenção da policia é necessária para manutenção da ordem quando esta é quebrada. Qualquer cidadão que se sinta lesado em seu direito, pode procurar a Polícia Militar através dos canais adequados, sendo essa maneira a mais pertinente em detrimento da veiculação de vídeos nas redes sociais, que na maioria das vezes vem editados e descontextualizado, e que não colaboram pra elucidação dos casos. 

Araguaina- TO, aos 31 dias do mês de outubro de 2022.

Polícia Militar

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.