Em campanha

Carlesse reforça política municipalista ao destacar a abertura de escolas militares em 19 cidades

Candidato declarou que continuará com a educação de qualidade.

Por Redação
Comentários (0)

31/08/2022 12h21 - Atualizado há 1 ano
Carlesse diz que vai continuar investindo em educação de qualidade.

A visão municipalista do candidato a senador Mauro Carlesse (Agir Tocantins) garantiu investimentos em todas as áreas aos municípios tocantinenses durante sua gestão no Governo do Estado. 

Na Educação, além de promover a retomada de grandes obras e a reforma e ampliação de unidades de ensino, Carlesse expandiu a presença das escolas militares, ampliando de seis para 25 o número de colégios em todo o Estado, além de implantar outras seis escolas cívico-militares em parceria com o Governo Federal.

Esta expansão assegurou a alunos de 19 municípios acesso à modalidade de ensino que alia a expertise pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc) com a disciplina da Polícia Militar (PM). 

“Muitas famílias sonhavam em ver seus filhos estudando em colégio militar, mas era tão limitado e restrito que poucos jovens tinham essa oportunidade. Trabalhamos para ampliar esse acesso e fazer chegar ao máximo de municípios possível”, lembrou Carlesse.

Carlesse garantiu que, uma vez eleito para o Senado, vai dar seguimento ao seu projeto municipalista e investirá na educação em todo o Estado. “A educação de qualidade está entre as minhas bandeiras e vou trabalhar para ampliar as oportunidades aos jovens nos 139 municípios”, frisou.

PARCERIA SEDUC E PM

Com Carlesse no Governo do Estado, foi registrada uma média de 6,3 colégios militares implantados por ano. Antes, em nove anos haviam sido implantadas apenas seis unidades. Quase um ano após Carlesse sair do Governo, duas consultas públicas chegaram a ser feitas, mas nenhuma nova implantação foi concretizada até o momento.

Antes de Carlesse, havia colégios militares apenas em Palmas, Araguaína, Arraias, Paraíso e Araguatins. No Governo do candidato a senador do Agir, foram contemplados os municípios de Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Augustinópolis, Palmeirópolis, Taguatinga, Alvorada, Miracema, Dianópolis, Cristalândia, Pindorama, Aliança, Colmeia, Araguaçu, São Miguel - Bela Vista e Natividade. Além disso, Carlesse implantou mais uma escola com esta modalidade em Araguaína e outra em Palmas (Taquaruçu).

Por iniciativa do Governo de Carlesse, o processo seletivo que existia para ingresso de alunos nos Colégios Militares deixou de existir em 2020. A medida deu condições de igualdade de acessos aos estudantes, cumprindo o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

COLÉGIO CÍVICO-MILITARES

Também na gestão de Carlesse, o Tocantins foi um dos estados contemplados com o maior número de colégios cívico-militares pelo Governo Federal. Na época, o Ministério da Educação (MEC) determinou que cada Estado da Federação indicasse três unidades de ensino para serem pilotos na implantação do programa.

Porém, por intermédio do Governo do Estado junto ao MEC, o Tocantins recebeu autorização para indicar não três, mas cinco escolas no primeiro momento e, em seguida, conquistou mais uma, chegando a implantar seis colégios cívico-militares entre 2020 e 2021, sendo dois em Palmas, um em Gurupi, um em Paraíso do Tocantins, um em Formoso do Araguaia e outro em Peixe.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.