Para mudar de vida!

Conheça 10 projetos de ressocialização de presos desenvolvidos no Tocantins

Projetos visam ressocializar pessoas privadas de liberdade no Tocantins.

Por Redação 1.084
Comentários (0)

04/03/2019 11h22 - Atualizado há 5 anos
Oportunidades para que pessoas privadas de liberdade possam aprender uma nova profissão

A ressocialização é uma das formas mais importantes para reintegrar a pessoa privada de liberdade de volta à sociedade. No Tocantins, o Governo do Estado, com apoio de parceiros, realiza diversos projetos ligados ao artesanato, à cultura e à leitura.

A intenção dos projetos é fazer com as pessoas privadas de liberdades possam sair melhores do que entraram, além de capacitá-las para o mercado de trabalho. Abaixo, listamos 10 ações que são desenvolvidos no Sistema Penitenciário Prisional (Sispen) e no Sistema Socioeducativo do Tocantins.

1 - Projeto Ponto de Leitura e Cultura nas Prisões

O projeto arrecada permanentemente livros literários, didáticos e paradidáticos que são enviados para as unidades prisionais, com o propósito de auxiliar reeducandos na remição da pena por leitura e/ou atividade complementar. O projeto também auxilia na montagem de pequenas bibliotecas.

2 - Projeto Arte que Faz Crescer

Voltado à capacitação profissional por meio do artesanato e costura, atende em maior parte a população carcerária feminina na produção de bonecas, bolsas, tapetes, chaveiros e etc. Em breve, o projeto contará com dois pontos de venda na Feira do Bosque e na Feira da 304 Sul, em Palmas.

3 - Projeto Capacitação Continuada

Desenvolvido pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), o projeto oferece capacitação aos reeducandos. São ofertados cursos profissionalizantes e de geração de renda, como o Curso Profissionalizante de Artefatos e Blocos de Concreto, que, em 2018, capacitou 240 detentos do Tocantins.

4 - Projeto Revitalização e Limpeza dos espaços públicos

O projeto visa possibilitar a contratação de pessoas ligadas ao sistema penitenciário, para revitalização e limpeza de espaços públicos.

5 - Projeto Resgatando a Cidadania

Voltado à realização de parcerias com as empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais, visando a empregabilidade e o estabelecimento de mecanismos que favoreçam a reinserção social. Esse projeto é direcionado às pessoas presas em regime semiaberto, aberto e egressas.

6 - Projeto Fermento da Liberdade

O projeto Fermento da Liberdade oferece o curso de padeiro com 180 horas de carga horária, entre aulas teóricas e práticas. Ele é desenvolvido em parceria com a Embrasil Serviços e a empresa Pão Quentinho, que disponibiliza a instrutora para o curso. Os pães são produzidos para consumo dos próprios internos. O projeto é executado de forma similar na Casa de Prisão Provisória de Palmas.

7 - Projeto Rompendo Limites rumo à Universidade

Executado na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e prepara os internos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

8 - Projeto Canto Coral

Executado na Unidade Prisional Feminina de Palmas, o projeto é desenvolvido por uma servidora em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE) e oferece aulas de canto para detentas.

9 - Projeto Pintando a Vida

O projeto idealizado pela Analista em Serviço Social do Centro de Internação Provisória de Gurupi (Ceip/Sul), Eliana Pereira, que oferece, aos adolescentes, ensino de pintura em tecido.

10 - Projeto Horta Case Palmas

Uma horta orgânica que é mantida no Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case), auxiliando os adolescentes no aprendizado sobre agricultura e geração de emprego. Os adolescentes vendem os vegetais sazonalmente.

10 projetos desenvolvidos nas unidades prisionais

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.