Em Brasília

No STF, Sisepe pede rapidez em julgamento de reclamação sobre pagamento imediato dos 25%

Luta dos servidores já se arrasta há 15 anos.

Por Redação 800
Comentários (0)

29/08/2023 09h08 - Atualizado há 7 meses
Representantes do Sisepe no STF, em Brasília.

Presente em Brasília, o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Sisepe-TO) participou de uma audiência no gabinete do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (28/8), e reforçou os argumentos colocados pela entidade na Reclamação Constitucional nº 61064 que pede a imediata incorporação dos 25% nos contracheques de milhares de servidores do Governo do Estado.

Além do presidente da entidade, Elizeu Oliveira, estiveram no STF o diretor Regional da Região Central do Sisepe, Cincinato de Souza Luz, e da Região Sul, Marcos Welliton Ribeiro. Os memoriais entregues pelo Sisepe sobre a questão foram elaborados por um dos escritórios contratados pelo sindicato.

Durante a reunião com o gabinete do ministro Nunes Marques, o advogado reforçou a importância da questão para os servidores públicos. "Isso será muito importante para a carreira de cada servidor, de cada pai (e mãe) de família, que dá o melhor de si para o bem do Tocantins. Vocês como servidores públicos sabem de como isso tem potencial de mudar para melhor a vida de todos eles", argumentou Leandro Freire.

O presidente do Sisepe lembrou que a questão já se arrasta há 15 anos. O aumento dos 25% foi concedido no final de 2007 para vigorar em 2008, mas após anunciar o reajuste e faturar politicamente, o governo do Estado voltou atrás e conseguiu aprovação de leis na Assembleia Legislativa cancelando a conquista dos servidores.

Desde então, a questão virou uma batalha jurídica e o STF reconheceu que a anulação do reajuste foi inconstitucional. No final do ano passado, a questão enfim teve trânsito e julgado. “O STF determinou que é direito de todos os colegas. O servidor sonha com esse aumento há mais de uma década e meia. Muitos, infelizmente, já se foram e não viram a cor do dinheiro. Está mais do que na hora de a incorporação acontecer”, salientou Elizeu Oliveira.

A Reclamação Constitucional combate, também, a modulação feita pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) da decisão do Supremo da ADI 4013, que julgou inconstitucional o cancelamento do reajuste. O TJ, ao analisar um mandado de segurança sobre o tema, limitou os efeitos de uma decisão superior, avançando em tema que sequer era objeto de debate.

Clique aqui e saiba os detalhes da Reclamação Constitucional.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.