Negócios

Quatro startups do Tocantins são selecionadas para expor seus negócios em Berlim, Alemanha

'As expectativas são as melhores', disse proprietário de uma startup que atua na região de Araguaína.

Por Redação
Comentários (0)

05/12/2022 14h34 - Atualizado há 1 ano
Missão será de 5 a 13 de dezembro

Vinte startups da região Norte do país irão participar, na Alemanha, da missão de promoção comercial no exterior para pequenos negócios em bioeconomia do programa Inova Amazônia durante os dias 5 a 13 de dezembro.

A programação será na capital, Berlim, e na cidade de Magdeburg, localizado no estado da Saxônia. Quatro startups tocantinenses foram selecionadas por meio de edital e terão a oportunidade de adentrar ao mercado internacional.

A Alemanha é conhecida não só por sua indústria de elevado desenvolvimento tecnológico, mas também por seu protagonismo na sustentabilidade, incluindo bioeconomia e promoção de uma transição energética acessível e eficaz. Tendo isto, o objetivo primordial da missão é proporcionar que as startups possam obter uma visão do ecossistema de inovação alemã, além de estabelecer contato com empresas, parceiros de cooperação e eventuais investidores.

A ação é uma realização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio) e conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Inova Amazônia, NeuVentures e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com Rogério Maracaípe, analista técnico do Sebrae, as startups poderão demonstrar o crescimento e conhecimentos adquiridos ao longo de suas jornadas. “Muita coisa mudou com o programa e estas mudanças trouxeram estes empreendimentos até aqui. A missão é a porta de entrada para o mercado internacional e, se bem aproveitada, pode transformar a vida destes empreendedores”, explicou.

A startup Polinorte Sustentáveis, que tem como proprietário Alex Alves e atua em Araguaína e regiões circunvizinhas, participou do Programa Inova Amazônia e está selecionada para a missão na Alemanha.

O empresário destacou que, a princípio, o objetivo do grupo era propor um projeto que convertesse plástico em concreto de alto rendimento, de dimensões apenas regionais, mas o Sebrae proporcionou uma imersão na inovação em âmbito nacional, o que fez com que a startup ampliasse o leque, carregando a singularidade de serem os únicos na prestação deste tipo de serviço.

“O Sebrae tem este diferencial de não ser apenas um CNPJ, mas um grande parceiro, acompanhando todo o processo da startup e sendo um elemento primordial no crescimento. E agora, temos uma outra grande oportunidade, desta vez, em caráter mundial. As expectativas são as melhores”, frisou Alex.

Marise Suzuki, empresária de Gurupi, participou da missão representando a startup Ikigai Piscicultura Sustentável. Ele destacou a importância do Sebrae em todos os processos do empreendimento, já que a instituição vem, ao longo dos anos, oportunizando uma gama de soluções pautadas na inovação. “Estou muito ansiosa para conhecer e tentar realizar parcerias com empresas internacionais, visando o desenvolvimento do nosso produto, e até quem sabe, negociar a franquia”, pontuou.

Para Glaucia Vieira, proprietária da Green Energy Soluções Sustentáveis, startup com atuação em Palmas, que transforma biomassas residuais em combustíveis de baixo carbono, a ida para a Alemanha vai proporcionar interação de uma cadeia produtiva com foco em bioeconomia e sustentabilidade.

“Agradeço ao Sebrae, uma instituição alinhada com as demandas e oportunidades do ecossistema de inovação de todo o país. Com o que conseguirmos tirar da visita, com certeza poderemos galgar ampliação e fortalecimento”, ressaltou.

A quarta startup tocantinense selecionada para a missão é a Carne de Jaca, da empreendedora palmense Maria Edivangela. Segundo a empresária, apresentar seu produto para a Europa pode ser um divisor de águas capaz de captar investidores e proporcionar a expansão da empresa.

É um lindo trabalho, o qual estamos desenvolvendo há dois anos com o apoio do Sebrae e do programa Inova Amazônia. Muitos são os benefícios depois desta parceria e isso faz muita diferença na vida de quem empreende”, afirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.