Longa fila

Fila de espera por cirurgias de tireoide tem mais de 200 pacientes no Tocantins; DPE recorre à justiça

DPE diz que hospitais do Estado têm capacidade para realizar o procedimento.

Por Redação
Comentários (0)

12/03/2020 10h49 - Atualizado há 4 anos
Fachada da sede Secretaria de Saúde

A Defensoria Pública Tocantins (DPE-TO) ingressou com uma ação pedindo que a Justiça obrigue o Estado a realizar novas cirurgias de tireoide e acabe com a fila de espera. Atualmente, 205 pacientes aguardam pelo procedimento.

Na ação judicial, o Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa), da DPE, destaca que a fila de espera é extensa e os hospitais do Estado têm capacidade para realizar o procedimento.

A partir de informações da Secretaria Estadual da Saúde enviadas ao Nusa, a DPE apontou que a fila de espera conta com pacientes desde abril de 2011. Conforme a gestão estadual da Saúde, em setembro de 2018 eram 251 pacientes e hoje são 205.

Conforme a ação, a Secretaria da Saúde informou que as cirurgias já realizadas foram feitas nos hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Miracema, Gurupi e Hospital Geral de Palmas (HGP), mas outras unidades regionais têm capacidade para realizar o referido procedimento cirúrgico.

Para o coordenador do Nusa, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, não há motivos a serem considerados para a espera dos pacientes. “Em um ano o Hospital Regional de Miracema realizou duas cirurgias e o de Gurupi, apenas uma. A inoperância dos hospitais no interior leva ao aumento da fila”, consta na ação.

A Ação Civil Pública foi protocolada nesta quarta-feira (11) e relata a necessidade das cirurgias para retirada da glândula tireoide, tendo em vista que a anormalidade na produção de hormônios acarreta em mudanças no comportamento funcional do organismo, ocasionando inúmeros distúrbios em vários órgãos do corpo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.