Diz Energisa

Tocantins registra alta de 14,5% em acidentes envolvendo postes mesmo com isolamento social

1º semestre deste ano teve 26 acidentes a mais do que o mesmo período de 2019.

Por Redação
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21/08/2020 10h53 - Atualizado há 3 anos
Carro colidiu em poste de energia

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e a necessidade do isolamento social, o número de acidentes de trânsito envolvendo postes aumentou 14,5% no Tocantins, no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Energisa, foram 226 ocorrências em 2020, contra 200 no mesmo período do ano passado.

Além do impacto da batida - que pode ter grave consequências para os ocupantes dos veículos - ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades. A rede de distribuição de energia é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, mesmo assim, há riscos quando ocorre uma colisão.

"Caso um acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente se o poste estiver sobre o carro. O melhor a se fazer é esperar dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, e aguardar a chegada de uma equipe especializada para realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança", explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Leomar da Rocha Assis.

Os acidentes ainda trazem outros problemas, como a falta de energia nas residências e comércios ligados à rede próxima da ocorrência. "Isso afeta a distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o reparo na rede seja finalizado. Conseguimos manobrar a carga, no nosso Centro de Operação, e minimizar os impactos, mas as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia. A implantação de um novo poste pode levar, em média, de três a quatro horas, a depender da situação", afirma o gerente de Operações da Energisa, Guilherme Damiance.

O custo médio da substituição de um poste é de R$ 3 mil. Mas caso tenha transformador e outros equipamentos, pode custar R$ 30 mil. E quem arca com o prejuízo é o condutor responsável pelo acidente.

Serviço

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser acionada. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa: o número é (63) 9 9222-6664.

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