Jade Vitti

Adolescente transgênero ganha direito de mudar de nome no Tocantins; 'dia mais feliz da minha vida'

A sentença determina a alteração no registro de nascimento e em todos os documentos pessoais.

Por Redação 1.423
Comentários (0)

29/01/2020 17h12 - Atualizado há 4 anos
Adolescente agora se chamará Jade Vitti

Um adolescente de 16 anos de Gurupi, sul do Tocantins, que se autodeclara como um menino trans ganhou na justiça o direito de mudar de nome. A sentença foi proferida na última sexta-feira (24).

O adolescente disse que se autoidentifica com o gênero feminino desde os seis anos de idade. Suas brincadeiras preferidas sempre foram com bonecas e com meninas, bem como os tipos de roupas e maquiagens.

Por causa dos seus comportamentos, ele conta que sofreu muito preconceito na escola, mas isso nunca deixou que continuasse lutando para encontrar sua identidade. “Eu sempre me senti feminina, mesmo indo na contramão do que consta na certidão de nascimento”, considera.

Com atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Gurupi, o sonho tão almejado do adolescente enfim foi realizado. A justiça deferiu a mudança do nome e gênero masculino para um feminino nos registros civis. O nome escolhido foi Jade Vitti.

A decisão determina a alteração no registro de nascimento, bem como em todos os documentos pessoais. “É o dia mais feliz da minha vida”, afirmou Jade.

Ela buscou atendimento psicológico e o apoio da família na decisão. Junto com a mãe, que também foi a favor do seu desejo, foi definido o novo nome sem a necessidade de cirurgia para a redesignação de sexo. Ela agora espera ser aceita pelos colegas de classe e familiares.

Para a família, a finalização do processo traz segurança. “Quero que a Jade seja feliz, tudo foi feito foi com a intenção de protegê-la, de garantir conforto e paz”, disse a mãe, acrescentando que percebeu que a identidade de gênero do filho não condizia com o sexo biológico atribuído a ele desde o nascimento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.