Desumano

Idosos são carregados em macas e ambulâncias até bancos para provar que estão vivos em Araguaína

O MPTO tomou conhecimento do caso e considera a exigência ‘abusiva, vexatória e desumana’.

Por Redação 1.463
Comentários (0)

19/10/2019 08h46 - Atualizado há 4 anos
Idoso acamado

Agências bancárias de Araguaína estão exigindo que idosos acamados, debilitados e impossibilitados se desloquem até a sede das instituições para a realização da prova de vida cobrada pelo INSS. Sem o procedimento, o idoso pode perder o benefício que recebe. 

O caso chegou até o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o órgão expediu recomendações, nesta terça-feira (15), para colocar fim às ocorrências consideradas ‘abusivas, vexatórias e desumanas’.

Conforme o MPTO, alguns casos foram relatados inicialmente nas redes sociais e confirmados pelas casas de acolhimento aos idosos. Ao órgão, o Cantinho do Vovô informou que ‘sente na pele o desprezo e descaso no atendimento ao levar os idosos para fazer prova de vida’.

A maioria dos idosos que estão no Cantinho do Vovô é dependente total por ser cadeirante, acamado, cego e com dificuldades de se locomover. Tem um idoso que não aceita vestir-se de nenhuma forma, passamos constantemente constrangimentos", afirmou.

Já a Casa dos Idosos descreveu como é feita a locomoção e atendimento do idoso. "Quando o idoso é acamado, ele é levado em uma maca na ambulância da nossa instituição. Chegando até o banco, o acompanhante do idoso se dirige ao interior da agência e solicita que algum funcionário se dirija até a porta da agência para comprovar que o idoso esteja vivo e libere seu benefício. Em uma única agência em Araguaína, fomos surpreendidos sempre com o procedimento onde os funcionários não vão até a ambulância, exigindo que o idoso adentre à agência sem se preocupar como o mesmo vai fazer se acamado ou não”, frisou.

Na recomendação às agências bancárias de Araguaína, especificadamente a todas as agências do Banco do Brasil, Banco Bradesco e Caixa Econômica Federal, o MPTO recomendou a adoção do atendimento in loco/externo à pessoa idosa acamada, impossibilitada de se deslocar até as agências bancárias e ‘pesquisa externa’ aos maiores de 80 anos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.