MPTO

Agente de polícia é investigada por ficar 5 meses no exterior após tirar licença remunerada

Ela obteve licença para exercer mandato classista na Associação dos Policiais Civis.

Por Agnaldo Araujo | Conteúdo AF Notícias 2.527
Comentários (0)

29/08/2023 15h49 - Atualizado há 7 meses
Polícia Civil é vinculada à SSP

Uma agente da Polícia Civil é investigada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por passar 5 meses nos Estados Unidos da América (EUA) enquanto estava de licença para desempenho de mandato classista com direito à remuneração do cargo efetivo.

A servidora obteve licença para exercer a função de tesoureira da Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Aspol), no período de 25 de outubro de 2020 a 14 de maio de 2023, conforme informações obtidas pelo MPTO.

No âmbito de uma sindicância instaurada antes da investigação do órgão, a Polícia Federal (PF) confirmou que a servidora saiu do Brasil em 03 de março de 2022 e retornou em 10 de agosto do mesmo ano. A título de exemplo, a agente de polícia teve remuneração bruta de R$ 11.205,25 em abril de 2022, período em que estava no exterior. Ela é concursada desde 2005. 

O MPTO também cita que a servidora retornou ao trabalho na 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína, no dia 15 de dezembro de 2022 após solicitação para o término da licença para desempenho de mandato classista.

Enquanto ocupava a função de tesoureira, a Aspol seria a instituição responsável por encaminhar a frequência da servidora ao setor de recursos humanos da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Contudo, a frequência continha apenas o nome da servidora, os caracteres “////” na coluna onde deveria constar o quantitativo de dias trabalhados, e, em seguida, a observação de que ela estava de licença.

Agora, o MPTO apura se a servidora praticou ato de improbidade administrativa mediante enriquecimento ilícito, uma vez que a agente de polícia tirou licença para desempenho de mandato classista sem prejuízo da remuneração, mas teria deixado de exercer a função na Aspol e passado a residir fora do Brasil.

A portaria de instauração do inquérito do MPTO está aqui.

Remuneração da servidora em abril de 2022

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.