Amamentação

Leite materno previne várias doenças em bebês; Tocantins ultrapassa 1.200 doações em 2023

Tocantins tem bancos de leite em Palmas, Gurupi e Araguaína.

Por Redação
Comentários (0)

31/07/2023 13h57 - Atualizado há 8 meses
Leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo

Com foco na intensificação das ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) inicia na terça-feira, 1º de agosto, a 'Campanha Agosto Dourado',  instituída pela Lei nº 13.435/2.017.

“O leite materno é o melhor alimento para o bebê, é o alimento mais completo que existe no mundo. Tem tudo que o bebê precisa em termos de gordura, vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos, nas quantidades suficientes para que ele se desenvolva plenamente. Além disso, o leite materno é rico em imunoglobulinas, que são anticorpos que vão prevenir várias doenças na vida desse bebê", afirmou a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Walkiria Pinheiro.

Doação e rede de apoio

Existem algumas mães que por diversas complicações não podem amamentar, por isso é importante a doação do leite materno para que todos os bebês tenham acesso a esse alimento fundamental. Quem pode amamentar, mas possui dificuldades, também pode buscar ajuda nas redes de apoio do Estado.

“A amamentação nem sempre é fácil. Caso exista dor ou qualquer dificuldade para amamentar, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou ir diretamente ao banco de leite. No Estado, nós temos três bancos de leite: um em Palmas, no Hospital e Maternidade Dona Regina; um em Araguaína, no Hospital Dom Orione; e outro banco de leite em Gurupi, no Hospital de Referência de Gurupi. Além dos três bancos, a rede conta com dois postos de coleta para ajudar essas mulheres com dificuldade na amamentação: um é no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional; e o outro no Hospital Regional de Paraíso Dr. Alfredo Oliveira Barros”, acrescentou Walkiria Pinheiro.

Quem pode doar leite materno e como é feita a doação?

“Se a mulher está amamentando e percebe que depois que o bebê dela mama no peito sobra um pouco de leite, então essa sobra pode ser doada para um banco de leite ou para um posto de coleta. Para doar leite, a mulher tem que estar saudável, não deve estar doente, não deve tomar nenhuma medicação que impeça a doação, não deve fumar e nem ingerir bebida alcoólica. Essa doação é de livre espontânea vontade. Então, se tem leite sobrando e a mulher quer doar, ela não precisa se dirigir até um banco de leite. Ela pode ligar para o banco de leite, no caso de Palmas, ela pode ligar no telefone 0800 -646 -8283 ou 3218 -7734. É feito o cadastro no banco de leite e ela vai receber a nossa visita em casa, onde nós vamos levar o kit de doação e ensinar como retirar e armazenar o leite”, relatou a coordenadora.

Dados

O relatório de produção geral de leite materno do Estado do Tocantins aponta que, no ano de 2022, as redes de apoio do banco de leite realizaram 3.679 visitas domiciliares, obteve o número de 2.713 doadoras e 2.023 receptores de leite materno. Foram atendidas individualmente 27.568 mulheres e em grupo, 14.417.

Já entre os meses de janeiro a junho deste ano, foram atendidas individualmente 14.315 mulheres e em grupo, 7.989. O banco de leite recebeu 1.220 doadoras e 969 receptores de leite materno. O total de leite humano coletado é de 1.219, e foram distribuídos 790 frascos de leite para beneficiar bebês com alimentação saudável e nutritiva.

Programação

Durante todo mês de agosto terá uma vasta programação em todo o estado. As unidades de saúde e hospitais irão fazer suas respectivas programações. Em agosto, é comemorada, também, a Semana Mundial de Aleitamento Materno entre os dias 1 e 7 de agosto.

Gurupi

No Hospital Regional de Gurupi, irá conter muita mobilização. A partir do dia primeiro, a ala do banco de leite será decorada com o tema da campanha. No dia 9, haverá uma visita na Unidade Básica de Saúde Rosendo. Nos dias 14 e 21, terá entrevistas na rádio do município e dia 18 haverá uma mobilização no fim da tarde, às 18 horas, com distribuição de panfletos no Parque Mutuca.

Porto Nacional

No Hospital Materno Infantil Tia Dedé, de Porto Nacional, a programação contará com uma palestra no dia 04, sexta-feira , às 9h, com o tema “Incentivando o aleitamento materno”, no auditório do hospital. Toda a programação do agosto dourado no hospital será matutina com palestras às 9h, nos dias 04, 11 e 18.

Paraíso  

O Posto de Coleta Humano e o Setor de Humanização do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins terá decoração temática para o mês de agosto com distribuição de panfletos para divulgação da campanha. No dia 01 de agosto, a partir das 8h, realizará na Unidade Básica de Saúde Ursulino Costa, palestra com o tema “Amamentação e seus desafios”.  No dia 17 de agosto, será feita uma capacitação sobre amamentação com os profissionais do hospital no período da tarde, e no dia 24 uma ação com o grupo de gestantes, no jardim terapêutico, a partir das 15 horas.

Miracema

O Hospital Regional de Miracema irá realizar mobilizações do “agosto dourado” a partir do dia 15, a abertura será às 8h. A programação será do dia 15 até o dia 18 de agosto, das 8h às 18h no hospital.

Palmas

No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, em Palmas, serão feitas ações com os profissionais de saúde para falar sobre aleitamento materno, rodas de conversa para incentivar o aleitamento, ações com gestantes e mães para falar sobre a importância e como vencer os desafios que podem surgir com a amamentação.

A abertura oficial do “Agosto Dourado” acontece durante a “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, no dia 3 de agosto, às 8h30, na frente do hospital, com a participação de autoridades, profissionais e mães com objetivo de incentivar ainda mais a amamentação e a doação de leite materno.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.