Pandemia

Anvisa autoriza última fase de testes da vacina contra covid-19 no Brasil, em 9 mil voluntários

Os testes serão aplicados por 12 centros de pesquisa localizados em 5 Estados e DF.

Por Agência Brasil 539
Comentários (0)

07/07/2020 14h00 - Atualizado há 3 anos
A fase 3 dos testes é a fase final para comprovar a eficácia da vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou a realização da terceira fase de testes de uma potencial vacina desenvolvida pela empresa chinesa SinoVac em um grupo de 9 mil voluntários no Brasil. De acordo com a Anvisa, os voluntários começarão a ser recrutados ainda neste mês de julho.

O anúncio foi feito pela agência na última sexta-feira (03). Os testes serão liderados pelo Instituto Butantã, vinculado ao governo do estado de São Paulo. Os testes serão feitos em 12 centros de pesquisa localizados, além de São Paulo, em mais quatro estados e no Distrito Federal.

Corrida Contra o Vírus

Sobre a posição dos ensaios realizados com candidatas a vacina em todo o mundo, o documento mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nessa segunda-feira (07), informou que a SinoVac está na fase 3.

A vacina experimental para covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford e que já está sendo testada no Brasil, em estudo liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e a da Sinopharm são as outras candidatas em fase 3, o estágio final.

A SinoVac está construindo uma fábrica de vacinas, que deverá ficar pronta neste ano e ser capaz de produzir até 100 milhões de doses anualmente.

Os ensaios de fase 1 e fase 2 normalmente testam a segurança de um medicamento antes de entrar nos de fase 3, que testam sua eficácia.

Mais Estudos

Existem 19 ensaios de vacinas em avaliação clínica, e centenas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para conter a pandemia de covid-19, doença respiratória que já matou milhares de pessoas e devastou a economia global.

Nenhuma vacina foi aprovada ainda para uso comercial. Uma análise do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no ano passado, constatou que cerca de uma em cada três vacinas, no primeiro estágio dos testes, é aprovada posteriormente.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.