Foram afetados estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Um apagão de grandes proporções afetou mais de 10 estados no país, desde às 8h30 desta terça-feira (15/8), nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Tocantins, a Energisa disse que o apagão foi decorrente de um "evento externo" no Sistema Interligado Nacional (SIN) e que as causas ainda estão sendo apuradas.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Nacional interrompeu o fornecimento de 16 mil MW a diversos estados.
O corte foi feito pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). Isso ocorre em situações de emergência de grande porte. Como consequência, para garantir a segurança, o sistema especial de proteção atua cortando carga na rede para evitar maiores danos e um possível colapso. A causa dessa sobrecarga ainda não foi descoberta.
A Energisa informou que o fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa. Foram 2 horas sem energia em Araguaína, por exemplo.
NOTA DA ENERGISA
"A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.
Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema. A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte a hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.
A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa."