HGP

Após flagrante de larvas de mosca em refeição de hospital, MPTO quer explicações da Saúde

Secretaria tem o prazo de cinco dias para prestar as informações solicitadas. 

Por Redação 1.320
Comentários (0)

29/10/2022 08h21 - Atualizado há 1 ano
Larvas foram encontradas em um pedaço de frango durante o jantar

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requereu informações à Secretaria Estadual de Saúde (SES) acerca de possíveis irregularidades no fornecimento de alimentação no Hospital Geral de Palmas (HGP).

A atuação foi motivada após denúncia de que foram encontradas larvas de mosca na refeição.

No documento, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro reitera o pedido de informações solicitado ainda em 20 de outubro, acerca do andamento de um procedimento administrativo instaurado pela pasta, em desfavor da empresa Fabrika, que fornece alimentação à unidade de saúde, em razão de inconformidades verificadas na prestação de serviços.

Com o novo fato, o Estado deverá apresentar quais medidas foram adotadas pela empresa para regularizar o serviço e quais penalidades foram aplicadas. A secretaria tem o prazo de cinco dias para prestar as informações solicitadas. 

O QUE DIZ A SAÚDE?

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) afirmou, em nota, que já notificou a empresa terceirizada que fornece a alimentação no Hospital Geral de Palmas (HGP) e abriu processo de investigação das denúncias.

A Secretaria afirmou ainda que já trabalha em novo processo licitatório, para contratação de nova empresa especializada no serviço mencionado.

ENTENDA

Um profissional que trabalha no Hospital Geral de Palmas (HGP) foi surpreendido ao encontrar larvas de mosca em um pedaço de frango na comida servida dentro da unidade. O caso foi denunciado nas redes sociais pelo sindicato que representa a categoria.

As larvas foram encontradas na última terça-feira (25) durante o horário do jantar dos trabalhadores. João Batista Alves das Neves, presidente do Sindicato dos profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet), disse que essa é a segunda vez que a situação é registrada no ano.

Na primeira vez tinha sido encontrada uma lesma na salada. Nas imagens repassadas pelo presidente é possível ver tanto as larvas como o molusco.

A empresa responsável pela alimentação no HGP é a FBK Alimentação, que também atende outras unidades da rede estadual. 

O contrato para prestação do serviço começou em 2018. No último dia 13 de outubro a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou o sexto termo de aditivo, prorrogando o contrato por mais 12 meses, até setembro de 2023. O valor do contrato agora será de R$ 29.721.078,38.

Hospital Geral de Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.